A CARREGAR

Type to search

A libélula é fácil de reconhecer, pelo corpo grande e colorido, as asas translúcidas e os grandes olhos facetados. Predador carnívoro, é muito útil no jardim.

Este insecto, grande amigo do jardineiro porque é um predador de respeito sendo ainda larva e mantém estas qualidades na idade adulta.

A libélula vive sempre perto de água por duas boas razões: A primeira é que põe os seus ovos na água, a segunda é que a água atrai uma grande variedade de insectos, sendo assim um excelente “terreno” de caça.

As larvas de libelinha, ou ninfas, são tão agressivas e vorazes que se alimentam não só de insectos mas também de girinos e de pequenos peixes. Os adultos medem entre 2 e 19 cm e pode atingir velocidades de até 85 km/h!

No entanto, são um predador inofensivo para o ser humano, as suas mandíbulas adaptadas à mastigação não lhes conferindo capacidade de picar.

O insecto adulto é uma ajuda preciosa no controlo das populações de mosquitos e moscas, chegando a comer num só dia até 14% do seu próprio peso, o que não as impede de serem voadoras elegantes e coloridas sempre bem-vindas aos nossos jardins!

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Tags:
Artigo anterior

1 Comments

  1. Basilio Almeida 14 de Abril de 2010

    É com grande tristeza que leio esta notícia, na medida em que a poluição, contaminação, dos lençóis freáticos tem um grande impacto na sobrevivência destes preciosos insectos no controlo das populações de mosquitos e moscas.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo