A CARREGAR

Type to search

Ficha Bonsai: Cuidados de Cultivo para a Oliveira

NOME COMUM – Oliveira

NOME CIENTÍFICO – Olea europea
FAMILIA – Oleaceas
ORIGEM – Mediterrâneo, da Pérsia a Portugal, bem como as Ilhas Canárias e os Açores.

Caracterização

Árvore de médio porte, folha persistente ovaladas verdes escuras por cima e acizentadas por baixo, de elevada longevidade existem vários exemplares milenares na natureza.

Dá flores minúsculas, que se transformam em frutos verdes que se alteram até ao negro, na maturação. A casca esverdeada torna-se nodosa nas árvores velhas.

Localização

No exterior a pleno sol o ano inteiro, proteger de geadas nas zonas muito frias.

Rega e Nutrição

Deixar secar bem entre regas o ano inteiro, mas atenção pois a oliveira consome bastante água. Adubar e Vitaminar de Fevereiro a Outubro.

Transplante

Cada 2 anos em Fevereiro, para Mistura Universal para Bonsai.

Modelação

A poda de manutenção realiza-se ao longo de todo o ano. Pode ser aramado na primavera e outono, normalmente

ano sim ano não faz-se uma poda de formação mais forte a qual estimula a densidade da copa, no ano seguinte deixa-se alongar um pouco mais para tentar ter flores e frutos.

Propagação

Por estaca, podendo ser mesmo utilizadas estacas muito grossas.

A LUSO BONSAI é a única empresa Portuguesa exclusivamente dedicada a Bonsai seus produtos e acessórios, opera no mercado profissional (com distribuição em todo o pais) e no mercado do Público.

Visite a Luso Bonsai (agora também com venda ao público no Montijo), a partir de 2 de Fev. de 2009, de 2ª a 6ª feira das 9h às 13h e das 14h às 18h, e sábados das 9h30m às 13h, excepto feriados. Saiba mais em www.luso-bonsai.com.

Tags:

10 Comments

  1. ronaldo herlinger 28 de Março de 2011

    Muito boa, informação bem sintetizada e facil de compreeender

    Responder
  2. sergio marques 9 de Abril de 2011

    Olá, gostava de tentar criar um bonsai, na minha zona existem muitas oliveiras, pelo que gostava de saber se posso aproveitar este tipo de arvore, pois o clima parece ser propicio a estas arvores(Setúbal) e logo teria mais hipóteses. o que me esta a ser difícil é a parte de saber como arranjar uma parte da oliveira para plantar, pode-me explicar se possível. quais os passos a seguir. Obrigado

    Responder
  3. Maria Clara La Kai 2 de Maio de 2011

    Ontem dia da mae, a minha filha ofereceu-me um bonsai de oliveira com 9 anos, que eu sempre desejei ter. Coloquei-o na marquise juntamente onde se encontra outro bonsai de outra especie. É necessario o transplante de 2 em dois anos? Poderá já dar frutos? devo podar quantas vezes ao ano?
    Obrigada
    Melhores cumprimentos
    M. Clara

    Responder
  4. valdemar 9 de Agosto de 2011

    comprei uma oliveira e quero fazer dela uma bonsai. já tem frutos. poderei fazer a mudança de vaso agora??
    Obrigada.

    Responder
  5. paulo márcio 15 de Setembro de 2011

    Olá pessoal, tenho um magro bonsai de oliveira de 10 anos , ele mede 1,60 m de altura, seu tronco tem 40 cm de circunferencia e esta em um vaso 1,5m de circunferencia e 60 cm de altura, é uma arvore linda, ela ficou plantada no chão 8 anos, a retirei do solo e já faz 2 anos que esta neste vaso, obs: linda e saudavel, porem criada na área esterna tomando todas as intempérias porem já 2 meses abri um restaurante e a levei para seu interior, não mais tomando sol direto, apenas com luzes flurescentes ligadas sob a mesma 12 hs por dia, estou instalando agora uma lampada de vapor de sódio , não a coloco para tomar sol pois a mesma pesa cerca de uns 180 quilos, qual iluminação artificial vocês me indicão para uma fotossintese mais eficiente? Obs: Ela não sentiu tanto a mudança de ambiente, apenas cairam, não todas, um tanto bom das suas folhas mas rebrotaram mas está com sua folhagem mais rala, oque me aconselham? Desde já muito obrigado.

    Responder
  6. joel 6 de Março de 2012

    Boa noite…

    tenho lido muito no vosso site, primeiro gostaria de dar os parabéns pelo excelente trabalho que fazem..

    a minha duvida é a seguinte, estou a tentar fazer um bonsai de uma oliveira.. tenho-a em vaso desde Outubro.. ele mede cerca de 30cm..o que que quero saber é:

    quero muda-la para um vaso de bonsai, só não sei se a hei-de podar antes disso?

    caso não seja preciso podar, quando devo fazer depois do transplante..?

    muito obrigado pela atenção

    Responder
  7. Adalberto Gordo 6 de Outubro de 2012

    Vi este site agora pela 1º vez e penso estar muito bom. Não sei poderei obter resposta, mas de qualquer forma, deixo a pergunta: Tenho num terraço duas oliveiras em vasos com cerca de 50 cm de altura e 60 cm de boca, que já dão frutos. No entanto o fruto aparece como que picado e cai estragado. Penso que seja insecto. Gostaria de saber se há tratamento eficaz nesta situação. Obrigado a quem me possa responder.

    Responder
  8. ronaldo herlinger 17 de Novembro de 2012

    Não tenho a intenção de colocar defeito nas informações, melhor seria se colocasse as estações do ano como primavera, outono, inverno e verão, estando no emissfério sul as datas ficam confusas, a primavera aqui inicia em 21 de setembro, o local é sul do Brasil, sei que entenderam, obrigado pelas informações, abração.

    Responder
  9. gerson 18 de Setembro de 2013

    tenho 6 oliveiras plantas em vazo no restaurante em que trabalho, mas apenas uma fica na parte de dentro do restaurante, ela está morrendo, secando os galhos qual a maneira correta para recupera-la
    obrigado.

    Responder
  10. JOAQUIM Crispim 24 de Março de 2017

    Adequeri um bonsai oliveira com 9anos tehnoo dentro de casa cairam lhe as folhas quase todas que me aconselham

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo