A CARREGAR

Type to search

Ficha Bonsai: cuidados de cultivo para o Pinheiro Branco Japonês

NOME COMUM – Pinheiro cinco agulhas /pinheiro branco Japonês

NOME CIENTÍFICO – Pinus pentaphylla

FAMILIA – Pinaceas

ORIGEM – Japão

CARACTERIZAÇÃO – Conífera que produz conjuntos de 5 (penta) agulhas, sendo um lado da agulha de cor cinza/esbranquiçada. As suas agulhas são ideias para bonsai pois tornam-se bastante pequenas.

Muitos destes pinheiros, em bonsai, são enxertados em pinheiro negros, que lhes conferem maior rusticidade (vigor da enxertia), sistema radicular mais forte e imponência da base do tronco.

LOCALIZAÇÃO – No exterior a pleno sol.

REGA – Deixar sempre secar bem entre regas.

NUTRIÇÃO – Adubar e vitaminar desde o inicio de Fevereiro a Finais de Outubro, prefere adubos de libertação lenta (sólidos).

TRANSPLANTE – Deve ser transplantada de 3 em 3 anos, assim que entra em actividade, com o aumento do volume das velas, usando uma mistura que privilegie a drenagem, uma boa receita é kiryuzuna e Akadama em doses iguais. Esta operação é delicada pelo que não se devem cortar muito as raízes e aproveitar alguma micorriza que se encontra na camada externa do solo velho

MODELAÇÃO – Cortar com os dedos as velas, quando começam a crescer mas antes que as agulhas alonguem, retirar 1/3, 1/2 ou 2/3 do seu comprimento total de forma a equilibrar a energia da árvore, nas zonas que emitem várias velas juntas devemos cortar totalmente as maiores e reduzir o comprimento das outras.

No Inverno deve-se fazer a limpeza das agulhas velhas para facilitar a circulação do ar e a entrada da luz. É uma espécie com bastante elasticidade pelo que é fácil a utilização de arames, preferencialmente no Inverno, o corte de ramos grossos deve ser no inverno deixando primeiro um coto que será removido no ano seguinte.

PROPAGAÇÃO – Por semente.

A LUSO BONSAI é a única empresa Portuguesa exclusivamente dedicada a Bonsai seus produtos e acessórios, opera no mercado profissional (com distribuição em todo o pais) e no mercado do Público.

Visite a Luso Bonsai (agora também com venda ao público no Montijo), a partir de 2 de Fev. de 2009, de 2ª a 6ª feira das 9h às 13h e das 14h às 18h, e sábados das 9h30m às 13h, excepto feriados. Saiba mais em www.luso-bonsai.com.

Tags:

1 Comments

  1. ronaldo herlinger 17 de Novembro de 2012

    legal!!, só que no Brasil, existem regiões que não sobrevivem
    devido ao calor, no sul muito frio no inverno e no verão muito quente, já tive um, não resistiu as diferenças de clima.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo