Tendo um jardim repleto de flores cheirosas e coloridas, nada mais lógico do que querer trazer para dentro de casa um pouco desta alegria estival. No entanto, para lhes dar o devido valor, além do toque artístico, é preciso ter alguma atenção aquando do corte e seguir algumas regras de manutenção.
Em pleno Verão, o jardim está repleto de flores, de cores texturas e tamanhos variados que se prestam maravilhosamente à composição de arranjos para interior. Exemplos disso são girassóis, anémonas, gladíolos, dálias, lírios e inúmeras variedades de margaridas.
Para jarras ou arranjos sofisticados, optaremos pelos lírios, e o seu porte majestoso. Estes devem ser colhidos antes da abertura da flor, no momento em que os botões, já bem arredondados parecem prontos a explodir. Depois de abertos, convém eliminar as anteras pois o pólen do lírio mancha os tecidos e a pele.
Truque: se tem mancha de pólen de lírio numa peça de tecido, escove com uma escova muito macia e deixe ao sol. Passadas algumas horas a mancha terá desaparecido completamente.
.
.
A água deve ser trocada diariamente, as flores murchas retiradas para que os restantes botões abram em todo o seu esplendor e o seu ramo dure muito tempo. Podem ser conjugado com dálias brancas, obtendo uma jarra de delicadeza e frescura!
.
.
São um clássico dos arranjos florais. Devem ser colhidos depois de aberta a segunda flor da espiga. Neste caso também, a água deve ser mudada regularmente.
–
–
–
–
Estas flores harmonizam-se com um sem fim de outras, devido à sua grande variedade de cores e tamanhos. Estas devem colher-se muito cedo, antes do sol começar a aquecer ou ao fim do dia.
Truque: Para prolongar a vida das dálias em jarra, escalde os pés durante cerca de 10 segundos e retire os botões completamente fechados.
–
Para dar um toque original aos seus arranjos de flores, utilize flores do campo, girassóis ou até galhos floridos de árvores.
Boas composições!
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.
Parabéns! Manchei hoje uma bolsa novinha com polem de lírio… Usei seu truque e funcionou! Obrigada