A CARREGAR

Type to search

O Natal é uma festa comemorada no mundo inteiro.

Não importa o idioma, a raca, a condição economica, a idade ou o clima. Cor, alegria, esperança, amor, presentes e música criam o clima festivo desse evento universal e cada país segue uma tradição, respeitando na linha evolutiva do tempo as lendas e os costumes elaborados pelos antepassados.

Embora a essência da festa de Natal seja a mesma em todo o mundo, cada pais mantém uma tradição diferente, que ao longo dos anos vai passando de pais para filhos.

Estados Unidos

O Natal americano é rico em cor e brilho. Semanas antes do Natal, milhões de pessoas percorrem as ruas das cidades em busca dos presentes para a familia. As decorações das lojas e Shopping Centers são conhecidas no mundo todo. Nas casas, a decoração com lâmpadas coloridas, bonecos de neve, velas vermelhas e guirlandas feitas de plantas verdes completam o clima natalício. Na vespera de Natal os vizinhos reúnem-se para catar “Christmas Carols” (canções de Natal). As criancas penduram meias na lareira e na manhã do dia 25 de Dezembro abrem os presentes. O prato típico americano é o perú recheado acompanhado de frutas tropicais.

Japão

O Natal no Japão é cheio de significados e a troca de presentes é fortemente apreciada pelos japoneses. As crianças adoram conhecer a historia do nascimento de Jesus numa manjedoura porque é quando travam contacto com a ideia de “berço” já que os bebés japoneses não dormem neles.

Índia

Os cristãos na India decoram pés de manga e bananeiras no Natal. Algumas pessoas decoram as casas com folhas de manga. Em certas partes da Índia, acendem-se  pequenas lampadas de argila com óleo.

China

As casas são enfeitadas com lanternas e árvores de Natal com correntes e flores de papel. As criancas penduram meias e esperam pelo Pai Natal. A grande maioria dos chineses não e cristã. A maior celebração do Inverno é o Ano Novo Chinês, no fim de janeiro. Nessa data as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais.

Itália

A principal entrega de presentes  é no dia 6 de janeiro, em lembrança da visita dos Reis Magos ao menino Jesus. As crianças esperam a visita da Befana que traz presentes para os bons e castigo para os maus meninos. De acordo com a lenda, os tres Reis Magos pararam durante a ida até Belem e pediram comida e abrigo a uma velha senhora. Ela negou ajuda e então eles seguiram a viagem com fome e cansados. A velha senhora sentiu depois um aperto no coração, mas os Reis Magos ja estavam muito longe. A lenda conta que A Befana ainda vaga pelo mundo procurando o menino Jesus e tem várias formas: uma rainha, uma fada, uma velha ou uma bruxa.

Suécia

As festas de Natal começam no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau. Nesse dia as criancas escrevem as cartas de pedidos, que São Nicolau troca por um saquinho de rebuçados ou nozes. Os presentes chegam no dia 25. Na noite de Natal, a filha mais velha veste-se de branco com uma faixa vermelha amarrada à cintura e uma grinalda de folhas verdes com sete velas acesas na cabeça. Ela leva cuidadosamente café e bolinhos a cada membro da família aos seus quartos.

Belém

Em Belém, a cidade onde Jesus nasceu, o Natal é comemorado com peregrinos e tribos árabes da região que se ajoelham na cripta da capela dos franciscanos para adorar um berço. Segundo a tradição, esse é o berco de Jesus, conservado na igreja e apenas mostrado na noite de 24 para 25 de Dezembro. Depois que termina a missa, os frades oferecem uma ceia aos peregrinos:  pão preto acompanhado de vinho.

Fonte: https://www.minerva.uevora.pt

Tags:

1 Comments

  1. sansao de Paula 28 de Dezembro de 2010

    Parabéns pelo material apresentados a nós usuarios virtuais.E um belo trabalho,onde a criatividade e a técnica sao aplicadas de forma pratica.A criatividade para o Natal d HOJE, é deveras oportuno para nossa época,onde os valores morais e espirituais estão se exaurindo,dando lugar a violencia,medo, agressividade,disconfiança com seu semelhnte.Valeu a dose de AMOR, simplicidade e FÉ.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo