A CARREGAR

Type to search

Multiplicar Orquídeas

Por divisão

A fazer unicamente se realmente necessário, um grande vaso cheio e florido é visualmente muito mais interessante que 2 ou 3 pés apenas. Para dividir uma orquídea é necessário que esta seja bastante grande, tendo no mínimo 6 pseudobolbos ou novos rebentos em número suficiente para que a planta-mãe possa continuar a florir. (por exemplo a paphiopedilum)

De facto, os pseudobolbos servem de reserva de alimento para os novos rebentos. Algumas orquídeas não voltam a florir com o mesmo pseudobolbo ou o mesmo rebento.

Algumas, como a Vanda Arachnis ou a Baunilha, pode dividir-se cortando a ligação entre as raízes aéreas, desde que se conservem pelo menos 3 raízes por cada parte dividida.

Por “Keiki”

A formação de keiki, ou bebés em havaiano, dá-se por erro de cultura numa planta com falta de luz. Os botões que dariam origem a flores transformam-se em plantas. É o caso da Phalaenopsis e das Dendrobuim. Algumas plantas, no entanto, parecem ter optado por este método como meio de reprodução rápido e seguro.

Por sementeira

Relativamente complicado, este método é para amadores muito experientes, pois requer um meio estéril constituído por sementes de agar-agar. A não ser que estejam presentes filamentos de Rhyzoctonia (fungo simbiótico) estejam presentes, as chances de obter plantas a partir de uma sementeira em vaso são praticamente nulas.

Tags:
Artigo anterior

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo