A CARREGAR

Type to search

Tendências Ambiente 2013: os temas bem-estar e natureza estão em voga

“Bem-vindo à selva”. Este é o mote sob o qual se apresentam as tendências dos bens de consumo para 2013. Os consultores de tendências da agência de estilo bora.herke.palmisano que têm ateliers em Frankfurt e em Berlim, conduzem os visitantes através de uma selva com diferentes estilos. Para a Ambiente 2013 (15 a 19 de fevereiro), os designers planearam uma variedade de influências internacionais que abordam o design de produto, a moda, a arquitetura e a arte e que resultaram em quatro tendências.
Nestas tendências, a equipa de designers oferece alguns exemplos concretos de cores, formas, padrões e materiais que vão ser utilizados num futuro próximo: “Existe um desejo de expressar sentimentos, emoções e a personalidade de cada um. Por isso, pretendemos apresentar as novas tendências da estação do ponto de vista do indivíduo. Ao mesmo tempo, existe também o desejo de bem-estar, de paz e de sossego que caracteriza a natureza”, disse Claudia Herke, consultora de design do estudio bora.herke.palmisano.

Os consultores de tendências vão elaborar uma instalação com as quatro principais tendências na Galleria 1 dando vida aos diversos estilos tangíveis e utilizando centenas de produtos das coleções dos expositores da Ambiente. As quatro tendências, “blossom field”, “classic ground”, “eccentric domain” e “contrasting sphere” dão uma perspetiva dos principais estilos no mundo dos bens de consumo:

A facilidade com que podem surgir lado a lado os contrastes entre a poesia e o aspeto prático é demonstrada pela tendência “blossom field”. Os padrões florais românticos em tons de pastel, as formas divertidas e os materiais delicados andam de mãos dadas com uma modernidade discreta. Aqui aparecem têxteis lar com padrões gráficos, riscas e estruturas em rede. As cores da paleta variam desde o vermelho-rosa intenso até tons suaves em pastel com o preto e o branco a funcionarem como contraponto natural.

No “classic ground”, o estilo de vida urbano e elegante é caracterizado pelo uso do tradicional, de designs de grande qualidade com adornos de bom gosto, criando um ambiente confortável e limpo. O cor-de-laranja vivo e o azul frio interrompem deliberadamente a neutralidade dos cinzentos e castanhos, emprestando um toque retro e algo extra especial.

A tendência “eccentric domain” é determinada pela extravagância, pela decadência e pelo glamour: formas decorativas, padrões pouco convencionais, efeitos extraordinários em superfícies e apontamentos extravagantes em rosa, verde e ameixa. O antigo e o surreal são combinados um com o outro de forma divertida e desprendida.

O tema “contrasting sphere” apresenta um contraste cativante entre texturas secas e porosas e o brilho do gloss. As cores do deserto variam dos tons suaves de areia e dourados ocres até ao castanho natural. Os materiais naturais, os trabalhos tradicionais feitos à mão e os processos inovadores criam uma atmosfera dinâmica e um efeito que é ao mesmo tempo familiar e futurista.

Palestras exclusivas na Ambiente sobre as tendências
A mostra na Galleria 1 oferece uma clara identificação das quatro tendências e as previsões das tendências tornam-se mais claras e tangíveis com as explicações dadas pelo trio de designers da agência bora.herke.palmisano. Com ilustrações inspiradoras e informação relevante para o setor, as palestras são o complemento perfeito à Mostra de Tendências e decorrem todos os dias às 12:00 e às 15:00 horas na sala Symmetrie 2.

Consultores de design bora.herke.palmisano
“bora.herke.palmisano Stilbüro” é o nome da equipa de designers que ganhou nome internacional no setor dos bens de consumo. As suas previsões muito acertadas têm grande procura em todo o mundo.
Com enorme sentido de responsabilidade e experiência, Claudia Herke, Cem Bora e Annetta Palmisano analisam com frequência as correntes de design em todo o mundo. É a partir destas observações que desenvolvem as suas previsões de tendências para a Ambiente que depois apresentam na Mostra de Tendências.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo