A CARREGAR

Type to search

Tags: ,

Saiba mais sobre Fetos

Nephrolepis cordifolia

Os fetos são plantas de folhagem que se distinguem facilmente porque não produzem flores e sementes, sendo a sua reprodução feita por meio de esporos. São muito utilizados para decoração de interiores e com os cuidados certos podem criar ambientes relaxantes. Têm ainda a vantagem de se forem cultivados em boas condições de calor e luz razoável continuarem em crescimento ativo ao longo de todo o ano. As únicas exceções entre as plantas de interior mais vulgares são os adiantos (também conhecidos por avenca) que beneficiam dum período de repouso durante o Inverno.

Phyllitis scolopendrium 'Cristatum'

Luz

Tem que ser média ou forte mas nunca direta. O sol das primeiras horas da manhã no Inverno não é prejudicial e encoraja o crescimento contínuo.

Muitos destes toleram pouca luz durante duas ou três semanas mas o seu desenvolvimento diminui.

Temperatura

A temperatura ambiente ideal situa-se entre os 18 e 24º C mas uma humidade elevada é fundamental. O ideal é conservar os vasos em tabuleiros com seixos húmidos. Se a temperatura ambiente subir acima dos 21º C mais do que dois dias seguidos convém borrifá-los com água tépida 1 a 2 vezes por dia. Se durante o Inverno a temperatura descer abaixo dos 18ºC não tem problema dado que estas plantas toleram bem temperaturas até aos 10ºC.

Polystichum

Rega

Manter as raízes húmidas mas nunca inundadas. Para regar um feto coloque o vaso num prato e despeje água tépida sobre a superfície da mistura de envasar parando assim que a água começa a sair dos furos de drenagem para o prato. Repita o processo até que a água excedente fique n prato durante cerca de meia hora. Retire o vaso do prato e deixe escorrer durante mais meia hora antes de recolocar o feto no seu lugar. Como alternativa pode regar o feto colocando a água no prato e deixá-la aí durante meia hora. A rega destas plantas é um fator muito importante embora sejam bastante tolerantes. Se se utilizar a água da chuva tanto melhor.

Adubação

Os fetos são plantas de folhagem que não dão flor e o que se pretende é uma vegetação luxuriante, para tal um adubo indicado é o que tem uma proporção mais elevada de azoto do que potássio e fosfato. Sob a forma líquida é o ideal e com apenas metade da concentração habitual. Quando em crescimento adubar de duas e das semanas. Se estiver colocado numa mistura com base de terra adubar mensalmente. Espaçar a adubação em alturas de crescimento lento e não adubar em repouso

Envasamento

Utilizar terra com grande quantidade de matéria orgânica e boa capacidade de drenagem.

Para resolver problemas de infestações prefira soluções alternativas aos inseticidas como por exemplo: os afídeos podem ser eliminados lavando as frondes atingidas com uma solução fraca de detergente. Outras ameaças como as cochonilhas-lapa e as cochonilhas algodão podem ser erradicadas aplicando álcool desnaturado com um pincel.

Adiantum

Adiantum

Blechnum

Davallia

Nephrolepis

Phyllitis

Polystichum

Tags:

13 Comments

  1. JOSE ROSA SILVA 11 de Fevereiro de 2013

    ADORO PLANTAS VIVO SEMPRE MECHENDO COM ELAS, AS MEDICINAIS ME DEIXAM MUITO CURIOSO, ESTOU SEMPRE BUSCANDO INFORMAÇOES , MAIS É MUITO COMPLICADO SABER TUDO SOBRE ÉLAS , PRINCIPALMENTE NOMES ,E PRA QUE ÉLAS SERVEM, MEU ESPAÇO É MUITO PEQUENO ,,MAS ESTOU AGRADECENDO AS DICA QUI ENCONTREI AQUI MUITO OBRIGADO

    Responder
  2. rozikle 20 de Junho de 2013

    quero comprar mudas de samambaias ,onde encontro.pela internet.
    Rozikler

    Responder
  3. Maria Martins 18 de Junho de 2014

    Gosto muito de plantas, e como tal procurei ajuda para 1 feto meu a que pus o nome de Xuxu, porque ele está a aparecer-me com as folhas meio queimadas. Já o mudei de lugar mas está na mesma e não o quero perder. Pode me ajudar por favor? Desde já o meu muito obrigado.
    Melhores cumprimentos
    Maria Martins

    Responder
  4. Luciano Reboucas 10 de Janeiro de 2016

    Acho que as plantas embelezam, suavizam ambientes e alegra nosso espírito. Muito obrigado pelas dicas, e fica o meu muito obrigado.
    luciano Rebouças

    Responder
  5. Fábio Manuel Antunes Brioso 3 de Maio de 2016

    Muito boa tarde. O meu feto, está muito amarelo. Como faço para ele ficar novamente verde?

    Responder
  6. tenho um terreno entre o norte e o centro de portugal infelizmente este mesmo terreno encontra-se cheio de fetos gigantes que chegam a ultrapassar os 3 metros de altura, pois ja tentei tudo para me desfazer de tal raça e nao consigo visto as raizes serem demasiado profundas mesmo que se arranquem passado algum tempo ja la estao de novo.
    Gostaria de saber como fazer para poder aniquilar esta raça.
    Obrigado por qualquer informaçao que me possam dar.

    Responder
  7. Mrela 6 de Março de 2017

    Parabéns pelo trabalho muito informativo e completo

    Responder
  8. Erllen 5 de Abril de 2018

    Como consigo as sementes do feto?

    Responder
  9. Erllen 5 de Abril de 2018

    Como consigo as sementes do feto macho?

    Responder
  10. José Ramos 1 de Dezembro de 2020

    Nos fetos, pelo menos os “silvestres” (os das bouças ou florestas), não existem sementes própriamente ditas, mas sim esporos que se localizam na parte ” interna” das folhas -a prte que fica virada para o solo- e estão como que colados à folha.

    Responder
  11. Aurora Maria Domingues Ribeiro 7 de Junho de 2021

    Vendo fetos, cada molho 5 euros

    Responder
  12. Jose Soares 7 de Dezembro de 2021

    Gostava de saber como posso acabar o feto pente, tenho abundancia.

    Responder
  13. Jose Soares 7 de Dezembro de 2021

    Estou a sofrer do mesmo mal com feto pente, se souber de alguma forma de acabar de vez com esta praga agradecia informação.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo