A CARREGAR

Type to search

APPP-FN, estatísticas da Floricultura e Plantas Ornamentais 2012

Já se encontra disponível no portal do INE, o destaque e respetiva publicação das Estatísticas da Floricultura e Plantas Ornamentais 2012. A informação apresentada, baseada no Inquérito à Floricultura e Plantas Ornamentais 2012, realizado pelo INE na sequência do último recenseamento agrícola, visa colmatar uma lacuna sentida pelos utilizadores, em particular pelos agentes do setor da floricultura.


“Em Portugal existiam 1 010 explorações em 2012 a produzir culturas florícolas (flores e folhagens de corte e plantas ornamentais) numa área base 1 365 ha, 1/3 dos quais em estufa. As flores e folhagens de corte são maioritariamente produzidas nas regiões do Alentejo e de Lisboa. Por municípios, Odemira concentra 30% da superfície instalada com estas culturas, seguindo-se Montijo e Alcochete que, em conjunto, detêm 20% desta área. As plantas ornamentais têm maior expressão nas regiões do Centro (30%) e do Algarve (20%), embora, também neste caso, seja Odemira o município que concentra mais área (12%). A produção florícola recorre maioritariamente à mão-de-obra assalariada (78% da mão-de-obra total), o que contrasta com o setor agrícola em geral, onde 80% do volume de trabalho é familiar. Cerca de 28% da produção de 2012 foi exportada…”

“A fúchsia (brincos de princesa) e a petúnia foram as espécies mais comercializadas em 2012, representando, em conjunto, praticamente 1/3 (31%) do número total de plantas ornamentais (60 milhões de plantas ornamentais comercializadas).

Os garden centers constituem a principal forma de escoamento das plantas ornamentais, comercializando 39% da produção total em 2012, seguindo-se o mercado externo (25%).”
Veja o estudo Aqui!

(Fonte: APPP-FN – Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais)

Tags:

1 Comments

  1. José Santos 30 de Maio de 2013

    Interessante!

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo