A CARREGAR

Type to search

Observação de aves, uma actividade para desfrutar no jardim

A observação de aves é uma actividade com cada vez mais adeptos em todo o mundo. Com uma longa tradição nos países nórdicos, começou há cerca de 20 anos a popularizar-se em Portugal.

Álveola Branca

Mas em que consiste exactamente “observar aves”? É na sua forma mais singela, a simples contemplação das aves na Natureza, a apreciação das suas formas, cores, cantos e diversidade. É uma experiência relaxante que põe o observador em contacto directo com a Natureza, mas pode ser também uma acção rica em desafios e extremamente estimulante.

Um dos primeiros passos para quem gostaria de se aventurar na observação de aves é naturalmente a consciencialização da diversidade de espécies e para esse efeito torna-se essencial um apoio bibliográfico. Um livro que permita ao interessado familiarizar-se com as diferentes plumagens e qual a melhor forma de distinguir as diferentes espécies. Neste momento, em Portugal, existem várias obras (guias de campo) que recolhem a avifauna nacional e europeia, traduzidas e adaptadas para português.

Guia de Campo Aves de Portugal, Lynx

Os binóculos são outra ferramenta muito útil e que recomendamos. Não é necessário avançar logo para um equipamento de topo, que pode ascender às várias centenas de euros, mas poderá adquirir uns binóculos mais em conta e igualmente funcionais. Deverá apenas ter em atenção dois factores: a ampliação que deverá ser entre 8x a 10x e a abertura da lente que deverá ser entre 30 a 50. No início pode ser tentador adquirir um equipamento com muita ampliação, mas quanto mais ampliar, menor será o campo de visão e a habilidade de detectar uma ave no meio da vegetação densa.

Poderá também ser prático utilizar um pequeno bloco de notas, onde poderá desenhar ou, se não tiver habilidade para tal, apenas descrever as características de uma determinada ave que observou para depois consultar com calma o guia de aves sem correr o risco de se esquecer se as patas eram castanhas ou amarelas.

Cia pousada num pinheiro

Para se iniciar a observar aves aconselhamos que comece por explorar o seu próprio jardim ou a zona envolvente à sua casa. Naturalmente que outros habitats e em particular habitats aquáticos como lagos ou estuários podem albergar uma enorme diversidade de espécies e em números impressionantes, mas esta experiência, para quem está a iniciar-se pode ser muito confusa e avassaladora. Assim, experimente identificar as espécies que estão mais próximas, as que visitam os comedouros ou o jardim, treine a separação das plumagens entre sexos e entre as plumagens de adultos e juvenis.

Uma observação atenta e continuada e verá as espécies que visitam o seu jardim a mudarem com as estações e ficará impressionado com a diversidade que nunca imaginou ter do outro lado da janela. Para nós, aqui no nosso pequeno jardim, já vamos em mais de 50 espécies diferentes.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo