A CARREGAR

Type to search

Autor e Fotos: Monte do Laranjal

Uma grande preocupação no jardim é sempre a poda das roseiras no Inverno. No entanto, é fundamental fazer uma limpeza depois de as flores secarem para continuar a ter mais rosas durante o Verão e Outono. Cortar os ramos que já deram flor dá ‘ordens’ à planta de que é preciso produzir mais flores já que não chegou a produzir frutos, o que fecha ou alarga o ciclo da floração.
Como é possível ver nas fotografias, deve-se ter o cuidado de cortar perto de onde vem a nascer um novo rebento e em sentido contrário num ângulo de 45 graus. Quanto mais perto do rebento melhor, pois a zona de ramo que se deixar a seguir ao corte vai secar e pode potenciar doenças que rapidamente se alastram pela roseira.
Esta limpeza não é muito drástica nem equivale à poda dramática de Inverno. É somente para continuar a desfrutar das rosas no seu jardim durante mais tempo! Se preferir obter os frutos, que são utilizados na culinária especialmente para doces e compotas, deixe a planta concluir o ciclo.

O Monte do Laranjal é uma antiga propriedade agrícola que, apesar de inactiva até recentemente, os seus antigos edifícios foram restaurados e convertidos naquilo que é hoje uma casa de família, com uma área reservada para turismo rural. Tem uma horta biológica e um laranjal (ambos certificados) e várias árvores de fruto que cuidam sem recurso a pesticidas ou outros químicos que não produtos biológicos certificados. Saiba mais em: www.montedolaranjal.com.

Tags:

3 Comments

  1. Carlos Raposo 12 de Março de 2015

    Gostei , foi bastante útil.

    Responder
  2. filipe dos santos martins 29 de Abril de 2016

    eu gosto muito de rosas mas eu nao tenho rosas meu jardim

    Responder
  3. Maria do Carmo Silva 13 de Setembro de 2017

    Como fazer para a minha roseira ficar assim como na foto. Gosto delas altinhas mas frondosas e não consigo.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo