A CARREGAR

Type to search

Falcoaria nos jardins do Palácio de Queluz com exibições de voo e exposição temática

A Parques de Sintra disponibiliza, de terça a domingo, às 12h, nos jardins do Palácio de Queluz, exibições de falcoaria, num programa que inclui também a visita guiada às instalações das aves, bem como à nova exposição sobre falcoaria.

Pretende-se, com o projeto, recuperar e dar a conhecer uma arte que teve grande expressão na segunda metade do século XVIII, nomeadamente no Palácio de Queluz, altura em que a Casa Real detinha os falcões de caça mais raros e cobiçados (algumas das aves eram trazidas de lugares longínquos, como os presentes de luxo oferecidos pelos reis da Dinamarca ou pelo Grão-mestre da Ordem de Malta).

As aves de rapina que podem ser apreciadas no Palácio de Queluz (falcões, águias, e algumas espécies de rapinas noturnas), foram obtidas através de reprodução em cativeiro, e podem também ser observadas no seu local de repouso, junto à cafetaria do jardim (recentemente reaberta), bem como posar para as fotografias dos visitantes, que as podem pousar no próprio punho para o efeito, sempre com o acompanhamento dos falcoeiros.

Os visitantes poderão assim, com a aquisição de um suplemento ao bilhete para o Palácio ou Jardim, assistir aos voos das aves e, de seguida, serem guiados pelos falcoeiros numa visita de apresentação das instalações da falcoaria, conhecendo as caraterísticas de cada espécie e os pormenores relacionados com as rotinas diárias de manutenção. Por último, os visitantes são também guiados por uma exposição, através da qual é possível descobrir mais detalhes sobre a arte da falcoaria, a sua classificação como Património Cultural Imaterial da Humanidade, as origens, a História e a evolução, bem como aspetos da ecologia, da morfologia das aves, das técnicas de adestramento e das tradições a elas associadas, entre muitas outras informações. Esta exposição, possível também graças ao apoio da Fundação Calouste Gulbenkian ao nível da cedência de mobiliário expositivo, inclui painéis informativos, a exibição de peças relacionadas com a temática, vídeo e um slideshow sobre a falcoaria.

Tags:

2 Comments

  1. Anabela fialho 2 de Maio de 2017

    Gostariamos de saber se é possivel agendar uma visita a falcoaria de queluz para levaremos as nossas crianças a descobrir o mundo dos falcões
    Com os melhores cumprimentos
    Educadora Anabela Fialho
    219809830
    961040130

    Responder
  2. Redacção PortaldoJardim.com 4 de Maio de 2017

    Bom dia, o melhor será contactar directamente o Parques de Sintra em http://www.parquesdesintra.pt/planear-a-sua-visita/contactos/.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo