A CARREGAR

Type to search

Bussaco; Árvores caídas no temporal dão lugar à Linha de Mobiliário da autoria da Larus

A criação da linha de mobiliário Bussaco pela empresa de equipamento urbano Larus está, neste momento, em lançamento no mercado, perpetuando a memória das árvores centenárias caídas, partidas e desenraizadas no temporal de janeiro de 2013, na Mata Nacional do Buçaco, que não escapou à intempérie que se abateu sobre o território continental. Mais uma parceria desenvolvida pela Fundação Mata do Buçaco, em prol deste espaço único no mundo.

Através do desafio lançado à Larus pela Fundação Mata do Bussaco, nasceu a Linha de Mobiliário Urbano Bussaco, utilizando a madeira das árvores irreversivelmente danificadas pelo temporal, perpetuando assim o seu ciclo de vida.

A linha de mobiliário Bussaco, neste momento em lançamento no mercado e pronta a ser comercializada, é caracterizada pela rusticidade inerente à utilização de madeira maciça. O recurso aos componentes metálicos estruturantes, garante uma maior consistência física, minimizando necessidades futuras de manutenção e atribuindo nobreza a estas soluções rústicas.

A linha de mobiliário Bussaco, que inclui vários equipamentos de mobiliário urbano, baseia-se na verdade histórica da Mata do Buçaco, herdada de gestor em gestor, desde os tempos da sua ocupação pelos Carmelitas Descalços. Linhas simples, rústicas, num minimalismo que tenta manter a maior naturalidade dos materiais, assumindo a austeridade carmelita e os efeitos do passar do tempo como elemento que vinca a identidade do objeto ou lugar, sem menosprezar a elegância e a durabilidade.

Esta linha, agora disponível para aquisição por qualquer interessado público ou privado, tem particular interesse para áreas verdes, parques ou jardins, pela sua elevada naturalidade e inserção paisagística.

Recorde-se que a Mata Nacional do Buçaco é a única floresta pública nacional com selo de certificação florestal, pelo que o adquirente tem a garantia de, ao adquirir a linha ou peças da mesma, estar a contribuir para a reflorestação e conservação de uma floresta com alto valor de conservação, cuja gestão respeita o ambiente, a biodiversidade e a sustentabilidade social.

Nesta primeira fase, a linha Bussaco constitui uma edição limitada, condicionada pela existência de madeira resultante das árvores caídas devido ao temporal de 13 de janeiro, nomeadamente cedros-do-Buçaco, carvalhos, abetos, freixos, acácias e diversas espécies de pinheiros exóticos.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo