Apresentamos mais uma das receitas sugeridas no âmbito da rota dos Recursos Silvestres que pode servir de inspiração.
Fotografia: Fernando Piçarra e D.R.
Para 4 pessoas.
Ingredientes: 2 molhos de espargos bravos; 8 ovos inteiros; 1 pão alentejano torrado e barrado com alho; 4 dentes de alho; 1 dl de azeite; q.b. de flor de sal e q.b de pimenta branca. Confeção: lave os espargos bravos e corte com a mão em pedaços, a partir das pontas até se quebrar com facilidade. Para retirar o amargo dos espargos, coloque-os numa panela com água a ferver, deixando estar uns curtos minutos, escorra e reserve. Coloque ao lume uma frigideira com azeite, alhos picados e deixe que o azeite fique perfumado, junte os espargos escorridos, deixe alourar um pouco e retifique temperos. À parte bata os ovos numa tigela com um pouco de sal e misture ao preparado cremoso. Para o pão torrado com alho: corte ao meio um alho com a casca e esfregue-o numa torrada de pão alentejano ainda morna. Sirva os ovos sobre a torrada.
Sugestão: caso não encontre espargos silvestres pode filetar finamente espargos verdes de cultura.
Sobre:
Rota dos Recursos Silvestres
Chef António Nobre cria receitas exclusivas com Recursos Silvestres
A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, no âmbito do Projecto “Rota dos Recursos Silvestres”, integrado na Estratégia de Eficiência Coletiva Provere – Valorização dos Recursos Silvestres do Mediterrâneo, desenvolveu uma parceria com o conceituado Chef alentejano António Nobre, para a confeção de receitas inéditas onde os recursos silvestres ocupam um papel de destaque.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.