A CARREGAR

Type to search

International Camellia Society distingue Parque da Pena como “Jardim de Camélias de Excelência”

O Parque da Pena (Sintra) recebeu, na passada sexta-feira, em Pontevedra (Espanha), a distinção de “Jardim de Camélias de Excelência” pela International Camellia Society (ICS), durante o Congresso bianual desta associação.

Esta distinção, de que não havia ainda qualquer exemplo em Portugal, torna o Parque da Pena membro de uma rede internacional de jardins de excelência no que se refere à sua coleção de Camélias.

Trata-se de um grupo restrito, tendo em conta a exigência dos critérios de seleção, que, até à passada sexta-feira, incluía apenas 30 representantes em todo o mundo (dos quais apenas um em Espanha). Os requisitos para ser aceite nesta listagem envolvem a existência de uma coleção de camélias com mais de 200 cultivares identificadas com sinalética apropriada e mapeadas com sistemas de georreferenciação, num jardim aberto ao público com um grau de manutenção elevado. São ainda critérios para a distinção o desenvolvimento de programas de investigação sobre a coleção de Camélias e a realização de atividades de divulgação e promoção, quer das Camélias em geral quer da coleção presente no Jardim (como a Exposição anual de Camélias em Sintra, promovida pela Parques de Sintra).

O processo que conduziu a este resultado teve início em 2009, quando a Parques de Sintra lançou o projeto de recuperação e identificação botânica das Camélias do Parque da Pena, com o apoio da Associação Portuguesa de Camélias, de produtores e especialistas (Sr. António Assunção e Prof. Armando Oliveira). Em 2013, após a conclusão de várias fases do projeto, entre as quais a recuperação do Jardim da Condessa d’Edla (2011), da Feteira da Rainha (2013) e do Jardim das Camélias (2013), foram analisados os requisitos para o envio da candidatura e a Parques de Sintra considerou que estes já se encontravam reunidos.

Depois de aceite numa fase inicial, a análise da candidatura implicou ainda a visita ao local por parte de um elemento da International Camellia Society, o que ocorreu a 4 de Março de 2014, com a vinda a Sintra de Patricia Short, Presidente da Associação.

Por último, durante o Congresso bianual, que este ano se realizou em Pontevedra de 11 a 15 de março, a candidatura foi avaliada por um painel de especialistas, Presidentes das várias associações nacionais de Camélias e membros da ICS por inerência, seguindo-se a deliberação, no dia 14.

Além do Parque da Pena, este ano houve também outra classificação para Portugal, – o Parque Terra Nostra (nos Açores), bem como de 13 outros jardins de Camélias noutros países.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo