A CARREGAR

Type to search

Conferências/debates Mais Pra Menos Que Pra Mais

Mais Pra Menos Que Pra Mais é uma instalação-performance, tal como os dois projectos mais recentes de Vera Mantero: “Oferecem-se Sombras”, em setembro de 2013 em Montemor-o-Novo, e “Mais Pra Menos Que Pra Mais – trabalho em progresso”, no 20º aniversário da Culturgest, em outubro do mesmo ano. Nestes projectos Vera Mantero está interessada em criar eventos em que o público possa atravessar o acto performático, visitá-lo, activá-lo, sentir-se dentro dele. A continuidade surge também a nível temático: abordar formas concretas de “dar a volta” a algumas actuais formas de vida, tanto em termos ambientais como em termos vivenciais / relacionais / criativos / humanos. Mais Pra Menos Que Pra Mais procurará também por isso criar contaminações entre as suas esferas de actuação, tanto a nível dos conteúdos (soberania alimentar, ecologia das (con)vivências, energias renováveis, experiências do corpo / dos sentidos / dos afectos, etc…) como a nível dos formatos de apresentação (que podem ir dos mais performativos aos mais formativos).
O primeiro dos projectos anteriores mencionados aconteceu num espaço exterior, ao ar livre, num terreno de montado. O segundo num espaço interior, na plateia de um teatro. Mais Pra Menos Que Pra Mais acontecerá tanto em exteriores como em interiores e, desta vez, entre dois teatros da cidade, Maria Matos e Culturgest, criando um percurso de eventos entre ambos.

22-maispramenos

“Queríamos dançar entre os legumes, desaguar entre raízes, fazer música para entusiasmar sementes, desenhar para ouvir plantas, trautear o seu crescimento, comer em frente à comida (quando ela ainda está na terra), falar para e a partir de hortícolas, dizer grandes textos no meio da horta, ter cenografias comestíveis.

Queríamos contrariar o comboio e ver a comida a crescer ao pé das nossas casas, em terrenos ociosos pelos quais passamos todos os dias, e entusiasmar outros a cultivá-la connosco. Queríamos ter mão na comida. Construímos quatro hortas (quase cinco!), com a ajuda de muitos hortelãos voluntários (a quem estamos muito gratos!) e preparámos o terreno para nele derivarmos juntos. Ao longo destes cinco dias teremos encontros, movimentos, sons, sentidos, questões e experiências entre plantas, assinalando o regresso do cultivo à cidade.

Quatro hortas (quase cinco!) foram construídas nos últimos meses no âmbito do projeto Mais Pra Menos Que Pra Mais. Estas hortas foram desenhadas e cultivadas por vários agricultores experientes com a colaboração de uma série de voluntários entusiastas. Uma delas será instalada de forma fugaz, nos confins do Bairro das Estacas, no intuito de desinquietar por breves momentos um simpático e ocioso terreno.”

HORTA MANDALA
Desenho, construção e coordenação: Júlio Teixeira/ Horta da FCUL (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Daniel Garcia/ Horta do CNN (Horta Biológica do Clube Nacional de Natação).
Local: Terreno junto à linha férrea, com entrada ao nível do número 11 da Rua de Entrecampos ou pelo portão no final da Rua João Villaret.

HORTA DA COBERTURA
Desenho, construção e coordenação: Pedro Joel e Inês Clematis/ Horta do Mundo
Local: Terreno situado no jardim da cobertura do edifício-sede da Culturgest/ Caixa Geral de Depósitos.

HORTA VERTICAL DAS GALVEIAS
Desenho, construção e coordenação: Frederica Teixeira e Pepa Bernardes / Wakeseed
Local: Jardim do Palácio das Galveias, no edifício do Palácio Galveias.

HORTA DO LAGO
Desenho e construção da horta: João Henriques / UrbanGrow
Local: Lago do jardim do edifício-sede da Culturgest/ Caixa Geral de Depósitos.
Apoio: Amorim Isolamentos, S.A.

HORTA SÚBITA
Construção e coordenação: Raquel Sousa/ Biosite
Local: Terreno ao lado do edifício da Junta Municipal de Alvalade

Estas hortas foram criadas em parceria com a Horta Biológica do CNN, Horta do Mundo, Horta da FCUL, Urban Grow, Wakeseed, Biblioteca Municipal Palácio Galveias, ESAF – Investimentos Imobiliários, Junta de Freguesia de Alvalade e com a colaboração de vários voluntários que responderam ao apelo Uma horta em cada esquina.

Leia o programa Aqui!

 

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo