As plantas aromáticas e medicinais são utilizadas desde tempos imemoriais e, segundo alguns investigadores, acompanharam as migrações e a evolução dos povos que as utilizavam, inclusivamente protegendo a sua saúde, devido às suas propriedades antimicrobianas que, não só evitam algumas infeções, como a própria deterioração dos alimentos frescos.
Além disso, muitas destas plantas têm propriedades medicinais, principalmente na facilitação dos processos digestivos. São também utilizadas na cosmética, saboaria, limpeza e higiene pessoal – desodorizantes, perfumes, cremes – na jardinagem e espaços verdes – nessa atividade como biocida, tinturaria, entre outros.
A educação para as Plantas Medicinais deve ser incentivada na sociedade, já que é, e sempre vai ser, utilizada pelas pessoas na busca da cura das doenças e melhoria da qualidade de vida.
Temas a abordar
Introdução às plantas aromáticas e medicinais
Propriedades de fitoterapia
Propriedades medicinais de algumas plantas: a tradição e a ciência
Métodos caseiros de elaboração de preparados à base de plantas aromáticas e medicinais
Data: 19 de Julho
Horário: 09h30 – 12h30 | 14H00 – 17H00
Local: Quinta da Gruta, Maia
Custo*: 25,00€ (sócios); 30,00€ (não-sócios) Nota: Em caso de se inscreverem com um amigo, ambos têm o preço de Sócio.
*Este valor inclui o certificado de participação e o manual.
Formadora: Eng.ª Isabel Castro Freitas – Arquiteta Paisagista – Consultora em manutenção de Espaços Verdes
Deverá realizar a sua inscrição preenchendo o formulário online: aqui
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.