A CARREGAR

Type to search

Rui Macedo inaugura “Memorabilia” no Convento dos Capuchos

No próximo dia 19 de julho, às 21 horas, inaugura a exposição pintura “Memorabilia” do artista plástico Rui Macedo, no Convento dos Capuchos, na Caparica.

“Memorabilia” é um projeto de instalação de pintura in-situ de Rui Macedo com curadoria de Caroline Menezes, concebido propositadamente para o Convento dos Capuchos (século XVI), na Caparica, apresentando-se em três espaços: a Igreja, o Claustro e a sala de exposições.

Na exposição, composta por 25 pinturas de diversos tamanhos, formatos e enquadramentos, Rui Macedo usa a técnica da pintura a óleo para simular o real. Com esta instalação o artista plástico propõe-se transformar, por meio de pinturas, a perceção do observador/visitante sobre a arquitetura do espaço expositivo. As obras tendem a questionar a veracidade do que se vê na representação pictórica e, com isto, criam uma armadilha visual na qual o observador/visitante é surpreendido.   

Memorabilia_ Natureza morta com maçã_ óleo sobre tela

Sobre Rui Macedo

Artista plástico nascido em Évora em 1975. Atualmente é doutorando em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e bolseiro Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Bolsas de mérito “Projeto Artístico – Artes Visuais” atribuída por Fundação Calouste Gulbenkian para a instalação Caleidoscópio no Museu de Grão Vasco, Viseu, em 2011, e Mnemosyne no Palácio do Catete e Galeria do Lago do Museu da República, Rio de Janeiro, em 2013.

Participou em exposições em Portugal, Espanha e Brasil.

Exposição “Memorabilia”

Inauguração: 19 de julho de 2014

Hora: 21h00

Local: Convento dos Capuchos

Sítio dos Capuchos

Rua Lourenço Pires de Távora – Caparica

Horário de funcionamento:

Quarta a Sábado: 10h00 – 18h00

Entrada livre

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo