A CARREGAR

Type to search

Tags:

Uma nova forma de carregar ferramentas sem fios “Sistema de carregamento wireless” da Bosch para profissionais

Com o lançamento do “Sistema de Carregamento sem Fios”, a Bosch acaba de se afirmar como a primeira empresa a utilizar as vantagens da transferência de energia em ferramentas sem fios. Ao proporcionar novas formas de tornar o trabalho mais eficiente, mais barato e mais eficaz com este tipo de material, a Bosch inaugura assim uma nova dimensão na tecnologia de carregamento.

O “Sistema de Carregamento Wireless” será lançado no Outono de 2014 através da chegada ao mercado do carregador de baterias GAL 1830 Professional e da bateria ion-lithium de 18 volts GBA 18 V 2.0 Ah MW-B Professional. A Bosch irá lançar mais produtos nos próximos meses, como parte do projeto de expansão do “Sistema de Carregamento Wireless”.

1-PT-20196

Transferência de energia é a base do “Sistema de Carregamento Wireless” da Bosch

Esta nova tecnologia da Bosch baseia-se na transferência de energia sem contacto (contactless), sendo utilizada em outras áreas para além das ferramentas: por exemplo, em dispositivos de carregamento de escovas de dentes elétricas e, mais recentemente, em telemóveis. Para funcionar, é gerado um campo magnético no transmissor através de uma bobina. O recetor de energia contém também uma bobina utilizada pelo campo magnético. Todo este processo sistemático induz a tensão e gera um fluxo de corrente, o que significa que o carregador emite um campo magnético que é recebido pela bateria e transformado em corrente de carga. No entanto, a potência transferida é 50 vezes maior do que a utilizada em escovas de dentes elétricas normais (um watt), de modo a alcançar o mesmo tempo de carregamento das baterias de ferramentas convencionais.

Vantagens do “Sistema de Carregamento Wireless” da Bosch

O profissional que utiliza ferramentas sem fios raramente está no mesmo local muito tempo, no entanto, o tempo de carreamento de um equipamento tem de ser uma consideração na agenda diária destes profissionais do setor. Em casos ou situações que envolvam ferramentas sem fios na produção semi-industrial, tais como a produção de móveis, indústria elétrica ou produção de veículos, a transferência de energia sem contacto é especialmente benéfica, uma vez que a relação custo-benefício é consideravelmente maior do que nos sistemas convencionais de carregamento. Desta forma, acaba por eliminar a necessidade de uma segunda bateria ou de postos de carregamento.

Outras vantagens “Sistema de Carregamento Wireless da Bosch”:

– Maior facilidade de utilização e produtividade: as baterias permanecem na ferramenta e podem ser carregadas sem qualquer interrupção no trabalho. Desta forma, as ferramentas estão sempre prontas a serem utilizadas, tornando simples a integração do carregamento nas tarefas diárias.

– Flexibilidade completa: as baterias indutivas com a mesma voltagem continuam a ser compatíveis com todas as ferramentas dessa mesma classe.

– Estações de carregamento muito robustas: não têm pontos de contacto e são, por isso, mais resistentes à água, pó e sujidade.

1-PT-20198

O primeiro componente do sistema: Carregador e bateria de 18 volts 

A Bosch vai começar a nova era do “Sistema de Carregamento Wireless” com o lançamento do carregador GAL 1830 W Professional e da bateria GBA 18 V 2.0 Ah MW-B Professional. O carregador GAL 1830 W Professional é excecionalmente compacto e, atualmente, o mais pequeno carregador disponível no mercado para baterias lítio de 18 volts. Caracterizado por ter “Inteligência Wireless”, sistema eletrónico que assegura a comunicação entre o carregador e a bateria, este componente inicia o processo de carregamento e adapta-o ao estado atual da bateria, assegurando as suas temperaturas durante o carregamento e o seu tempo de vida útil. A solução do sistema inclui também uma estrutura especialmente indicada para aplicações estáticas, podendo ser montada em bancadas ou outras superfícies de trabalho, prateleiras, etc. O novo sistema permite assim um suporte seguro e flexível para o carregador, bateria e ferramenta.

A bateria compacta de 18 volts GBA 18 V 2.0 Ah MW-B Professional da Bosch combina as vantagens da nova tecnologia com as do sistema anterior. Esta bateria Ah 2.0 tem um indicador de carregamento e está equipada com a tecnologia Bosch CoolPack que melhora a dissipação do calor que, juntamente, com o facto de as baterias de lítio não terem efeito de memória, tem um impacto positivo no seu tempo vida útil. Devido ao “Sistema de energia flexível, a bateria torna-se compatível com todas as ferramentas profissionais e carregadores da Bosch na classe de 18 volts.

Tags:

1 Comments

  1. PAULO GOMES 8 de Agosto de 2014

    Se funciona para escovas de dentes e agora para ferramentas, o que será quando for possível fazer o mesmo com electrodomésticos como o frigorífico o microondas a tv e por ai fora. Sem fio pelo meio da casa e sem instalação eléctrica pela casa toda. Isso é que são boas ideias.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo