Em meados do Inverno, deve-se fazer a plantação de alho na horta, uma mais-valia para qualquer cozinha. Um dos segredos, como com qualquer planta, é escolher alhos de bom tamanho. Quanto maior e melhor for o bolbo, mais hipóteses se tem de obter bons resultados. Os dentes de cada cabeça devem ser separados cuidadosamente para serem semeados.
Após a escolha do local na horta e abertura dos regos, colocam-se os dentes na vertical e de 15 em 15 cm. Uma vez tapados com terra deixa-se estar e não se deve regar porque pode facilmente apodrecer os dentes de alhos (basta a humidade que o solo já tem). Uma vez já germinados, é que é importante compensar por períodos mais secos, retirar as ervas daninhas e picar um pouco a terra para ajudar a criar espaço para que as novas cabeças de alho possam crescer e, esperamos nós, alcançar o tamanho dos “alhos-Mãe”!
Se a terra à volta das cabeças de alho em crescimento não for picada, não ficaram tão grandes como poderiam. A terra deve estar solta à volta da cabeça, e não apertar muito. É preciso ter cuidado especial em solos que têm a tendência de fazer isto, como por exemplo a terra argilosa.
O Monte do Laranjal é uma antiga propriedade agrícola que, apesar de inactiva até recentemente, os seus antigos edifícios foram restaurados e convertidos naquilo que é hoje uma casa de família, com uma área reservada para turismo rural. Tem uma horta biológica e um laranjal (ambos certificados) e várias árvores de fruto que cuidam sem recurso a pesticidas ou outros químicos que não produtos biológicos certificados. Saiba mais em: www.montedolaranjal.com.
Gostei muito da explicação, já tentei semear alhos mas foi um fracasso as cabecinhas efectivamente estavam formadas mas pouco se desenvolveram eram muito pequeninas. Após ler o vosso artigo vou tentar novamente, sou apaixonada pela natureza, pelas plantinhas e pela terra.
Muito obrigado Odilia
Boa sorte Odília! Nós vamos semear agora também. Há anos e anos e não deve deixar de tentar novamente – muitos factores podem influir. No primeiro ano em que semeamos alhos também ficaram muito pequenos. A nossa terra ainda não tinha sido muito trabalhada e por isso “apertava” muito as cabeças ainda em formação. Com o passar dos anos, e o estrume todo que temos adicionado, as cabeças conseguiram desenvolver melhor. Não esquecer de picar a terra algumas vezes, especialmente durante fase de crescimento da terra. Depois conte-nos como correu!
Olá. O mês Fevereiro ou Março, pode semear alho?
qual O ADUBO MAIS ACONSELHADO, NA SEMENTEIRA DOS ALHOS