A CARREGAR

Type to search

Em meados do Inverno, deve-se fazer a plantação de alho na horta, uma mais-valia para qualquer cozinha. Um dos segredos, como com qualquer planta, é escolher alhos de bom tamanho. Quanto maior e melhor for o bolbo, mais hipóteses se tem de obter bons resultados. Os dentes de cada cabeça devem ser separados cuidadosamente para serem semeados.

Artigo-2---Cultivo-de-Alhos-1

Artigo-2---Cultivo-de-Alhos-2

Após a escolha do local na horta e abertura dos regos, colocam-se os dentes na vertical e de 15 em 15 cm. Uma vez tapados com terra deixa-se estar e não se deve regar porque pode facilmente apodrecer os dentes de alhos (basta a humidade que o solo já tem). Uma vez já germinados, é que é importante compensar por períodos mais secos, retirar as ervas daninhas e picar um pouco a terra para ajudar a criar espaço para que as novas cabeças de alho possam crescer e, esperamos nós, alcançar o tamanho dos “alhos-Mãe”!

Artigo-2---Cultivo-de-Alhos-3

Artigo-2---Cultivo-de-Alhos-4

Se a terra à volta das cabeças de alho em crescimento não for picada, não ficaram tão grandes como poderiam. A terra deve estar solta à volta da cabeça, e não apertar muito. É preciso ter cuidado especial em solos que têm a tendência de fazer isto, como por exemplo a terra argilosa.

Artigo-2---Cultivo-de-Alhos-5

O Monte do Laranjal é uma antiga propriedade agrícola que, apesar de inactiva até recentemente, os seus antigos edifícios foram restaurados e convertidos naquilo que é hoje uma casa de família, com uma área reservada para turismo rural. Tem uma horta biológica e um laranjal (ambos certificados) e várias árvores de fruto que cuidam sem recurso a pesticidas ou outros químicos que não produtos biológicos certificados. Saiba mais em: www.montedolaranjal.com.

Tags:

Talvez goste deste artigo

4 Comments

  1. odilia ribeiro 29 de Janeiro de 2015

    Gostei muito da explicação, já tentei semear alhos mas foi um fracasso as cabecinhas efectivamente estavam formadas mas pouco se desenvolveram eram muito pequeninas. Após ler o vosso artigo vou tentar novamente, sou apaixonada pela natureza, pelas plantinhas e pela terra.
    Muito obrigado Odilia

    Responder
  2. Astrid Bishop 30 de Janeiro de 2015

    Boa sorte Odília! Nós vamos semear agora também. Há anos e anos e não deve deixar de tentar novamente – muitos factores podem influir. No primeiro ano em que semeamos alhos também ficaram muito pequenos. A nossa terra ainda não tinha sido muito trabalhada e por isso “apertava” muito as cabeças ainda em formação. Com o passar dos anos, e o estrume todo que temos adicionado, as cabeças conseguiram desenvolver melhor. Não esquecer de picar a terra algumas vezes, especialmente durante fase de crescimento da terra. Depois conte-nos como correu!

    Responder
  3. António Rosa 17 de Novembro de 2016

    Olá. O mês Fevereiro ou Março, pode semear alho?

    Responder
  4. João Bairos 13 de Fevereiro de 2017

    qual O ADUBO MAIS ACONSELHADO, NA SEMENTEIRA DOS ALHOS

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos Relacionados

Ir para o topo