A CARREGAR

Type to search

Livro “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal”

A 11 de Outubro foi apresentado o  “Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal” pela bióloga Milene Matos (Universidade de Aveiro) que deu início à apresentação do guia começando por apresentar as co-autoras e demonstrando a importância desta apresentação na Mata do Buçaco devido ao Projeto BRIGHT (Bussaco’s Recovery from Invasions Generating Habitats Threats), que prevê a conservação do património natural único da Mata através do combate a uma ameaça que constitui hoje um dos principais problemas globais: as espécies exóticas invasoras.

As co-autoras começaram por distribuir guias pelos participantes e apresentaram de seguida o contexto em que surgiu o guia e a forma como está organizado. Apresentaram ainda o website invasoras.pt onde, entre outras informações, é possível ao utilizador submeter registos da localização das plantas invasoras que encontra, quer através do site quer através de uma aplicação para Android.

De seguida os presentes tiveram oportunidade de reconhecer várias das plantas invasoras incluídas no Guia, num percurso ao longo da Mata, e participar numa acção de controlo de plantas invasoras que decorreu no Pinhal do Marquês.

guia-cover-post-tiltshift-834x399

Sobre o guia: “Este livro, surgiu no seguimento do “Guia prático para a identificação de plantas invasoras de Portugal Continental”, publicado em 2008. Os conteúdos foram revistos e aumentados, sendo agora incluído um maior leque de espécies de plantas invasoras, entre as quais, algumas presentes nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Adicionalmente, foram realizadas análises de risco para as  espécies apresentadas.

O guia é uma edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, e foi co-financiado pela UE/FEDER, através do QREN (Programa Factores de Competitividade — COMPETE) e por fundos nacionais através da Ciência Viva — Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, pelo que a sua distribuição é gratuita”, conforme refere o website: invasoras.pt

Tags:

2 Comments

  1. Margarida Faria 27 de Setembro de 2016

    Bom dia,
    Como é que posso obter o livro? Não consigo encontrar forma!
    Obrigada
    Cumprimentos,
    Margarida Faria

    Responder
  2. Redacção PortaldoJardim.com 27 de Setembro de 2016

    Bom dia, clique no link (https://issuu.com/plantasinvasoras/docs/guia_plantas__invasoras_em_portugal) para saber mais sobre o livro, para edição impressa o melhor é entrar em contacto para o email invader@uc.pt.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo