A CARREGAR

Type to search

Solares de Portugal; Casa dos Lagos

A Casa dos Lagos, situada a 4 km de Braga, na célebre encosta do Monte do Bom Jesus, faz parte da rede Solares de Portugal na categoria das Casas Antigas. Segundo a nossa anfitriã, os seus hóspedes são os melhores embaixadores da Casa dos Lagos e guarda com muito carinho o chamado Livro d’Ouro, onde ficam registados  os comentários de por quem aqui passou.

Minho2012_02-027

Esta propriedade rústica, cuja casa principal é de pedra e com grande parte da fachada coberta de azulejos da autoria de Bordado Pinheiro, é dos fins do século XVIII,  foi outrora um quinta agrícola sobretudo de vinhas e propriedade dos Viscondes de Fraião. No final do século XIX era a casa onde ficava o Rei D. Carlos quando se deslocava ao Santuário do Bom Jesus do Monte. Um dos aspectos que vale a pena realçar em termos da sua arquitectura é o balcão lateral da casa ter sido concebido por Gustav Eiffel, à época amigo dos donos da casa.

c

A atual proprietária e o marido adquiriram o espaço já na década de oitenta e a casa, anexa à casa principal e com ligação pelo interior, que agora se destina ao turismo de habitação estava em avançado estado de degradação. Foram feitas obras de recuperação e incentivados pelo turismo começaram a receber hóspedes, o que é recorrente nestas casas, sendo a forma de as manter em bom estado de conservação.

e

São mais de quatro hectares o espaço da Quinta, que entretanto foi reflorestada com carvalhos e nogueiras, o jardim coroado de camélias centenárias que dão flores de cores várias, buxos, azevinhos e rosas, constituem imagem de marca dos jardins das casas do norte de Portugal. As taças de água existentes completam o cenário idílico e donde brotam repuxos que conferem ao espaço aquele “som cristalino”.

O nome original da casa não é o que se agora se usa, este foi pensado por Andrelina Pinto Barbosa, que segundo nos explicou, sendo uma Quinta com duas nascentes e várias taças de água o nome Casa dos Lagos vinha bem a propósito.

Minho2012_02-016

Dispõe de um único jardineiro que tem ajuda pontual  quando se justifica, sendo uma das principais funções manter a vista desimpedida dado que este espaço tem quase a função de miradouro. A Quinta tem percursos inspiradores, sendo um deles o  “Caminho de Servidão do Bom Jesus”, que dá acesso muito fácil até ao Santuário diretamente da casa e fazendo parte integrante da propriedade, este  percurso faz-se perfeitamente a pé como pudemos comprovar.  A propriedade  inclui ainda um parque de estacionamento e uma casa independente do outro lado da estrada.

b

O edifício destinado ao turismo dispõe de um amplo quarto duplo com casa de banho e dois apartamentos para quatro pessoas, adaptados numa torre, equipados com cozinha, casa de banho e sala com lareira e vista para a “cidade dos arcebispos”.
O pequeno-almoço de produtos locais é partilhado com a dona da casa. Aqui, encontra-se um espólio conservado de mobiliário e coleções antigas. Os tetos são rematados com frisos pintados e recordam a vocação senhorial da história do edifício.

a

Mas o principal aliciante da Casa dos Lagos é a sua fantástica localização na própria encosta do Monte do Bom Jesus. Rodeada de bosques e com uma magnífica vista sobre Braga, especialmente à noite, quando a iluminação da cidade faz com que se torne mágica, a Casa dos Lagos tem nas suas varandas um miradouro incomparável.

Minho2012_02-035

Informações úteis:

Casa dos Lagos é membro dos Solares de Portugal ( www.solaresdeportugal.pt)

Coordenadas GPS:

N 41º 33’ 25.1”

W 08º 22’ 42.2”

Para mais informações ou reservas, por favor contacte a CENTER, tel +351 258 741 672; fax: +351 258 741 444; E-mail: info@center.pt ; www.center.pt.

Minho2012_02-010

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo