A CARREGAR

Type to search

FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objectivo de criar florestas urbanas nativas nesta região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores.

O que se pretende exactamente? Pretende-se reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas.

LogoV01-72dpi

Quem participa?

O objetivo central é aumentar e melhorar a qualidade da área de floresta nativa na Área Metropolitana do Porto através de um projeto colaborativo no qual têm um papel fundamental as autarquias, os cidadãos, os proprietários florestais, as associações, as instituições de ensino, as entidades governamentais, as empresas, entre outros. O projecto tem uma duração de cinco anos.

Que espécies são plantadas?

Sempre espécies arbóreas e arbustivas autóctones da flora portuguesa, isto é, espontâneas no nosso país (e na região). A escolha das espécies para cada local depende principalmente das características ecológicas de cada sítio. São privilegiadas espécies como carvalhos, sobreiros, amieiros, castanheiros, freixos, loureiros, medronheiros, ulmeiros, pinheiros-mansos, sabugueiros, amieiros, pilriteiros, entre outras espécies. Cerca de 80% das árvores é fornecida através do Programa Floresta Comum.

Em que meses do ano plantamos?

A plantação decorre entre anualmente entre os meses de outubro e fevereiro do ano seguinte (eventualmente março). Entre abril e julho e setembro e outubro acontecem ações de monitorização, manutenção das áreas já plantadas, eliminação de infestantes e recolha de sementes. No verão de 2013 inauguramos ainda o Programa de Vigilância Florestal na Serra da Freita.

Veja a Agenda deste projecto aqui!

Próximo eventos:

13 dezembro 2014 | Plantação | Monte das Pedras | Serra de Santa Justa | Valongo | 09h00-13h00 | 13h30-16h30
A ação é ideal para famílias! Vamos plantar mais 1.000 carvalhos, sobreiros e medronheiros no Monte das Pedras, em plena Serra de Santa Justa. A ação de plantação decorre de manhã e de tarde e cada pessoa poderá inscrever-se no período do dia que mais lhe convenha.
Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pelo CRE.Porto e Câmara Municipal de Valongo. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.
_DSC2452

10 janeiro 2015 | Plantação | Fojo das Valérias | Serra de Santa Justa | Valongo | 09h00-13h00 | 13h30-16h30
Ação para maiores de 16 anos! O objetivo é plantar 1.100 árvores e arbustos nativos no Fojo das Valérias, em plena Serra de Santa Justa. As espécies a instalar nesta área são a gilbardeira, o pilriteiro e o sobreiro.
Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Valongo e o CRE.Porto em colaboração com a Junta de Freguesia de Valongo. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.
Em breve, mais informação.

17 janeiro 2015 | Manutenção da área plantada | Monte Padrão | Santo Tirso | 09h30-12h30
Nesta manhã vamos cuidar de mais uma parcela do Monte Padrão e no final da manhã estaremos “à Conversa no Castro” com o Dr. Álvaro Moreira, arqueólogo. A ação é ideal para quem quer saber mais sobre os lusitanos e romanos no noroeste peninsular!
Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso e ASVA – Associação de Silvicultores do Vale do Ave, com o apoio do CRE.Porto. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Projeto Floresta Comum. É cofinanciada pelo ON.2.

 

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo