A CARREGAR

Type to search

O Parque de Serralves organiza a 2ª edição do Bioblitz, inventariação relâmpago de plantas e animais

j2_bioblitz_865412342551bb9f347d26

Nos dias 24 e 25 de abril o Parque de Serralves organiza a 2ª edição do Bioblitz, uma inventariação relâmpago de espécies feita com a participação do público. Ao contrário de uma inventariação científica, que é limitada a biólogos e cientistas, o Bioblitz é aberto a todos os que queiram participar e ajudar os investigadores a encontrar plantas e animais no Parque de Serralves.

No dia 24 de abril as atividades do Bioblitz são apenas para Escolas. No dia 25 são abertas ao público em geral e decorrem das 8 da manhã às 8 da noite.

Com a orientação de investigadores convidados do CIBIO/ InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos) vão ser inventariados os diversos grupos biológicos presentes no Parque de Serralves: Aves, Anfíbios e Répteis, Micromamíferos e Morcegos, Insetos e Aranhas, Plantas, Líquenes e Cogumelos.

Cada grupo biológico tem uma estação localizada no Parque de Serralves, a partir da qual é possível acompanhar as sessões de inventariação e participar numa série de atividades orientadas pelos investigadores: anilhagem de aves e sua identificação pelo canto, captura de girinos na água, monitorização de micromamíferos com armadilhas, observação noturna de morcegos com deteção por ultrassons, observação de insetos e aranhas e muito mais.

Além destas sessões de inventariação, o programa inclui ainda oficinas em família dedicadas a cada grupo biológico, conversas sobre biodiversidade e a exibição da série de documentários “Há Vida em Serralves”.

Esta é uma oportunidade única de contribuir para o aumento da lista de espécies já identificadas, trabalhar com a comunidade científica e conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves.

Mais informação sobre o Bioblitz em https://www.serralves.pt/pt/actividades/bioblitz-serralves-2015/?menu=809

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo