A CARREGAR

Type to search

Quinta das Lavandas, espaço único 100% biológico em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede

Texto: Luisa Mendes   Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

O que leva um casal de economistas, já avós, a dedicar-se de corpo e alma a um projeto desta natureza, foi o que fomos apurar à Quinta das Lavandas. Na altura em plena floração, e situando-se a escassos quatro quilómetros de Castelo de Vide.

Alojamento

De acordo com o testemunho de Teresa Tomé, proprietária da Quinta das Lavandas com quem conversámos, este espaço é fruto da investigação dos seus proprietários sobre as propriedades desta plantas e das diferentes espécies existentes. Apesar do gosto que sempre tiveram pelas plantas e jardins em geral, sobre a lavanda praticamente nada conheciam, quando decidiram adquirir esta propriedade há sete anos.

20140627_090202

A vontade de criar um projeto agrícola era forte e o casal Teresa  Tomé e Estevão Moura são autodidatas em todo este processo. Depois de alguma ponderação e descarte de algumas ideias iniciais ao longo dos primeiros dois anos sobre o que fazer com a propriedade de 20 hectares, foi durante umas férias no Algarve que de algumas pesquisas feitas por Estevão Moura surge a Lavanda.

E assim a ideia de criar um projeto integrado e sustentável que tivesse como base a plantação de lavanda foi o que deu o impulso a tudo o que aqui vemos atualmente e que é também fruto de muito trabalho e profunda dedicação.

Quinta_das_Lavandas-418

Há quatro anos decidiram plantar o primeiro campo experimental. Depois de algumas correções feitas ao solo com a introdução do calcário, dado que a planta é rústica, gosta de sol, mas pouca água e pouca acidez no terreno, foi feita a plantação de 1000 plantas e posteriormente montado sistema de rega gota a gota. Com os talhões devidamente alinhados cobertos com tela, que impede a proliferação de infestantes, os resultados foram bons o que permitiu avançar para a plantação em maior escala, numa área total de 5,9 Hectares.

Também a escolha da espécie foi ponderada, tendo em conta que existem 140 espécies de Lavanda em todos os continentes, á exceção da Antártida, é de facto uma planta universal e muito adaptável.

O conceito Quinta das Lavanda tem três vertentes, designadamente os Campos de Lavanda, a transformação da lavanda em produtos para venda e o turismo de habitação em espaço rural (este último a funcionar há um ano), usufruindo do que a terra dá nomeadamente na horta , no jardim das aromáticas, no olival, no pomar, na latada… e de forma indirecta o mel proveniente das colmeias.

A opção foi pela  Lavanda angustifolia num espaço mais restrito e numa primeira fase,  que é designada a “vraie” (verdadeira), esta  é cada vez mais rara, destinada á extração de óleos essenciais para cosmética e perfumaria, são óleos eminentemente doces. A maior parte da plantação é de Lavandim grosso bleu, híbrido da angustifolia /latifolia e aliás os campos de lavanda na Provence são desta espécie cujos óleos são aplicados para os sabonetes, amaciadores e detergentes.

As plantas foram trazidas duma produção biológica na Provence.

 

alambique

O alambique existente no espaço é um importante ponto de interesse e foi construído de raiz para fazer a destilação dos óleos essenciais. Assistir á destilação é uma das atividades proposta aos hóspedes e visitantes. A técnica do arrasto de vapor, seguida no alambique é milenar. Os óleos e a água floral que daí resultam, de qualidade superior, são usados na produção na linha de cosmética LAVENDAE ™ (biológica) e na linha de sabonetes e outros produtos saídos da quinta. O alambique funciona durante os meses da floração e cerca de 90%  da matéria verde vai para aqui.

 

Outros motivos de interesse num espaço que está disponível ao longo de todo o ano:

Passeios na Quinta  nomeadamente nos afloramentos rochosos que em pontos mais elevados permitem usufruir de vistas priveligiadas da  paisagem circundante;  Observação de Pássaros; Observação das estrelas…  a proximidade a Castelo de Vide e Marvão pontos de forte interesse na região; ainda, o facto deste espaço ser visitável mediante marcação.

A organização de workshops ligados ao artesanato com Lavanda, dos saquinhos de cheiro ás almofadas e ás rocas é outro aliciante e em breve estará disponível  no site www.quintadaslavandas.pto calendário dos mesmos.

E muito mencionado por Teresa Tomé o pôr-do-sol na Quinta das Lavandas é um momento muito especial e belo que pudemos testemunhar, acresce ainda que  a luz rasante sobre as flores dos campos de lavanda provoca um efeito deslumbrante.  

Os planos para o futuro imediato são passar a fase de desenvolvimento do projeto e passar á fase de manutenção criando a sustentabilidade do mesmo, que nesta fase ainda requer algum investimento.

Quanto ao tursimo, a taxa de ocupação do espaço tem sido boa tendo em conta que abriu há um ano. Os estrangeiros marcam com bastante antecedência mas a ocupação ainda é maioritariamente de portugueses (60%). Curiosamente o mercado israelita tem sido forte dada a proximidade de Castelo de Vide e Belmonte.

 

Quinta_das_Lavandas-429

Jardim das Alfazemas idealizado pelos proprietários

Pode observar a maior coleção de lavandas existente em Portugal. Na quinta estão plantadas mais de 40, desde plantas de climas frios, a climas tropicais. No jardim a floração começa em Março com as Lavadulas stoechas também chamadas de rosmaninho de cores variadas (brancas, rosas, vermelhas) e termina em Outubro, com as Lavandas angustifolias. No jardim pode observar lavandas da mais diversas cores (brancas, rosas, vermelhos, lilases, etc) e de diferentes formas, é um verdadeiro regalo para os sentidos e com uma interessante função pedagógica.

 

Quinta_das_Lavandas-158

Jardim dos Sentidos com uma componente pedagógica para quem visita

Aromáticas para utilização na casa

Tomilho, Salva, Lúcia Lima, Erva Príncipe, Acelga….


Produtos

Quinta das Lavandas em números

100% Biológica devidamente certificada pela Ecocert

20 Hectares área total da propriedade

5,9 Hectares plantação de lavandas

200 Oliveiras no Olival

150 Árvores de fruto no pomar

10 Hectares de afloramentos rochosos

16 Colmeias com mel lavanda (quase a 100%)

7 quartos disponíveis

 

Este espaço faz parte da rede Casas no Campo – Solares de Portugal

Reservas e informações: CENTER

Tel: +351 258931750 e lavandas@casasnocampo.net

www.casasnocampo.net

Tags:

1 Comments

  1. jorge máximo heitor 11 de Maio de 2017

    É interessantíssimo. Parabéns.

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo