A CARREGAR

Type to search

Tapetes floridos marcam a passagem de Nossa Senhora do Castelo até ao Santuário

Era já da tradição os enfeites nas ruas, na passagem do rei D. Manuel I, quando este passava para Santiago de Composta em 1525 quando deram o nome à “vila dos Arcos”, emergindo o mesmo espírito festivo com a Senhora do Castelo. Na primeira peregrinação, em 1899, as ruas foram atapetadas com flores para a passagem da Senhora. E este gesto aclamativo e carinhoso tem sido mantido ao longo destes anos.

image003

Este ano não será diferente pois a Câmara Municipal, em parceria com algumas associações do concelho, levará a efeito a conceção destes tapetes que decorarão várias artérias da vila para a passagem da peregrinação, no próximo domingo dia 17 de maio, pelas 08h00.

As ruas Dr. Cerqueira Gomes (Direita), Amorim Soares (dos Açougues), S. João (Valeta), Lira e 25 de Abril, serão espaços de graciosas criações artísticas, que só a memória e algumas fotografias registam.

Também no percurso de Vila Fonche, na curva de Casal Soaeira, no Outeiro e à entrada do Santuário, esta tradição terá lindas amostras.

O percurso da procissão, das ruas da vila para o Monte do Castelo, é efetuado do seguinte modo: sai da Matriz, desce a Praça Municipal, segue pela Rua Direita, desce a Rua Amorim Soares, segue pelo Campo do Trasladário, sobe a rua 25 de Abril e Norton de Matos, Largo da Lapa e desce a Rua de S. João e Valeta, sobe à rua do Lira, segue pela Rua Soares Pereira até à Lapa, sobe a Rua Nunes de Azevedo, seguindo por Vila Fonche até o Monte do Castelo.

image004

A população está toda convidada para apreciar as obras de arte “criadas” durante a madrugada pelas associações locais e participarem nos momentos solenes: missa, procissão e convívio no monte do Castelo.

image002

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo