A CARREGAR

Type to search

BEI concede empréstimo de 25 milhões de EUR à Sapec Agro e à Tradecorp International para programa de IDI

O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu um empréstimo de 25 milhões de EUR para apoiar o programa de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) do Grupo Sapec no domínio dos produtos fitofarmacêuticos e fitonutrientes. O contrato de financiamento foi assinado hoje, em Lisboa, pelo Vice-Presidente do BEI, Román Escolano, pelo CFO e Membro do Conselho de Administração do Grupo Sapec, António Marques, e pelo CFO e Membro do Conselho de Administração da Agrobusiness (Sapec Agro e Tradecorp), Nuno Loureiro.

Os fundos contribuirão para o financiamento de atividades de IDI direcionadas para produtos fitofarmacêuticos e fitonutrientes químicos e biológicos inovadores para uso agrícola. Os fundos serão em parte aplicados na modernização das unidades de produção existentes em Portugal e Espanha.

100-largeprvw

O empréstimo do BEI à Sapec Agro SA (Portugal) e à Tradecorp International SA (Espanha) reforçará a posição das empresas no mercado, ao contribuir para aumentar a diversificação da carteira de produtos, modernizar as instalações e aumentar a capacidade de produção. As atividades no âmbito do programa de IDI decorrerão até 2018 e terão lugar nas unidades de produção e nos centros tecnológicos dos promotores em Setúbal, Portugal, e em Albacete e Ávila, Espanha. Além disso, os promotores colaborarão com universidades e parceiros de IDI na União Europeia (UE).

Román Escolano, Vice-Presidente do BEI responsável pelas operações em Portugal e Espanha, destacou «o enfoque no setor primário desta primeira operação com a Sapec, e a atratividade das taxas de juro e prazo longo», salientando ainda «a importância para a UE de promover investimentos em IDI, que ajudam a reforçar a competitividade e o crescimento no longo prazo e a criar postos de trabalho no curto prazo».

Este empréstimo de longo prazo reflete o compromisso do BEI em apoiar a IDI e está em consonância com os objetivos prioritários da UE no âmbito do programa Horizonte 2020 de melhorar a capacidade de inovação e a investigação, aumentar a competitividade e fomentar a criação de emprego.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo