A CARREGAR

Type to search

Ciclo Conversas Sobre Ambiente começa hoje em Serralves

1410_conversasambiente_j1_19634508095435521501d97

O Ciclo Conversas Sobre Ambiente regressa a Serralves e propõe oito conversas, organizadas em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza, desta vez sobre as alterações climáticas.

O mundo assiste a uma transformação no clima, sentindo uma maior frequência dos vários fenómenos climatéricos que afetam diretamente a população mundial. Portugal não é exceção, estando igualmente patente a alteração do clima e os seus impactos na sociedade portuguesa, sejam eles diretos ou indiretos.

A primeira destas oito conversas, realiza-se na próxima quinta-feira, dia 15 de Outubro, às 17h30 na Biblioteca do Museu de Serralves e tem como pano de fundo o tema “As alterações climáticas nas vésperas da COP21”. Não restam dúvidas que estamos perante uma alteração dos padrões climáticos. Mundialmente tem-se assistido ao aumento dos períodos de seca, aumento de precipitação, em períodos concentrados no tempo, causando cheias, vagas de frio e ondas de calor. No nosso país esta situação é particularmente evidente, tendo em conta o registo meteorológico das últimas décadas, que nos mostra que esta é uma ameaça real, que exige uma análise e uma mudança de atitudes no presente.

Qual o estado atual e o cenário futuro do nosso país relativamente às Alterações Climáticas? Que medidas devem ser tomadas para seguirmos um caminho mais sustentável e seguro? Que metas queremos ver estabelecidas ou estamos dispostos a assumir? Que resultados se esperam da próxima COP 21? Estas e outras questões serão abordadas neste debate que conta com a participação de José Azevedo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Anabela Carvalho do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e José Castanheira da Universidade de Aveiro. A moderação está a cargo de Arminda Deusdado da produtora Farol de Ideias.

Próximas sessões:

19 NOV 2015 – Como adaptar as nossas Florestas à mudança do clima?

21 JAN 2016 – A sobrevivência do Solo num clima de mudança

18 FEV 2016 – Fontes de energia e Alterações Climáticas: a mudança urgente

17 MAR 2016 – Água e Clima: a interdependência crítica

21 ABR 2016 – A Agricultura e os impactos da alteração do clima

19 MAI 2016 – O impacto das Alterações Climáticas na Biodiversidade

16 JUN 2016 – Os Oceanos e o clima do futuro

 

O acesso a estas conversa tem um custo de 1 euro.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo