A CARREGAR

Type to search

Bioblitz, 3ª edição, apresentado no dia 5 de Maio em Serralves!

j2_bioblitz_726281939570e7f5eabf04

Na próxima quinta-feira, dia 5 de maio, pelas 11h30, a Fundação de Serralves e a Lipor, com os seus municípios associados, apresentam à comunicação social a 3ª edição do Bioblitz do Parque de Serralves.

Na apresentação à comunicação social do Bioblitz estão presentes a Presidente do Conselho de Administração de Serralves, Ana Pinho, o Presidente do Conselho de Administração da Lipor, Aires Pereira, e o Diretor do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto), Nuno Ferrand.

Serralves organiza em 2016 a terceira edição de um Bioblitz, uma inventariação relâmpago de espécies feita com a participação do público, numa iniciativa ímpar deste género a decorrer num jardim histórico e urbano em Portugal. Ao contrário de um inventário científico, que é limitado a biólogos e outros investigadores, o Bioblitz é aberto a famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade, que assim ajudam os investigadores a encontrar plantas e animais no Parque de Serralves.

Esta é uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies já identificadas, trabalhar com a comunidade científica e conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves, participando em:

– Saídas de campo conduzidas por investigadores especializados do CIBIO-InBIO(*), uma oportunidade única para experienciar em primeira mão o trabalho realizado por cientistas no âmbito da inventariação de biodiversidade;

– Oficinas educativas que enquadram e exploram os temas de forma lúdico-pedagógica;

– Atividades em autonomia com o recurso a kits de monitorização e fichas de inventariação e inserção de dados na plataforma online “Biodiversidade e Ambiente”. Esta plataforma acolhe o projeto de Citizen Science de Serralves, disponibilizando vários recursos educativos online de forma gratuita, como protocolos de amostragem, guias de campo, folhetos informativos, cadernos de atividades para famílias e para escolas, assim como documentários audiovisuais para cada grupo biológico e ambiental em estudo;

– BioQuiz, um jogo animado de perguntas sobre biodiversidade. Para testar conhecimentos prévios ou adquiridos.

 

9-13 MAI (SEG-SEX): ESCOLAS

A semana de 9 a 13 de maio (seg-sex) é reservada à participação das Escolas e Jardins de Infância. Acesso: participação gratuita mediante inscrição prévia (sujeita a lotação).

 

14 MAI (SÁB): PÚBLICO GERAL | 08h00-24h00

No sábado, 14 de maio, o BioBlitz Serralves 2016 convida também o público a conhecer melhor a fauna e flora do Parque de Serralves.

Acesso: Entrada e participação gratuitas

Entrada: Av. Marechal Gomes da Costa e Rua de Bartolomeu Velho, 141 (das 8h-9h e das 19h-24h: entrada pelo Museu, senhas e ponto de encontro na receção)

 

(*) NOTA: no caso de as condições climatéricas serem adversas (chuva e vento), as Saídas de Campo poderão ser canceladas.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo