A CARREGAR

Type to search

Exposição de arte contemporânea “Point of View”

1.-Point-of-View

Durante um ano vai ter mais pretexto para passear no Parque da Pena em Sintra, o diálogo entre homem e Natureza.

Exposição de arte contemporânea junta dez artistas nacionais e internacionais de renome sendo também um projeto que pretende assinalar o bicentenário de D. Fernando II, criador do Parque da Pena.

Texto: Luisa Gonçalves Fotografia: Lobo do Mar

A Parques de Sintra inauguou a 25 de maio a exposição de arte contemporânea “Point of View”, no Parque da Pena. Esta exposição coletiva, site specific, com direção artística de Paulo Arraiano, reúne dez artistas de diferentes nacionalidades, reconhecidos internacionalmente: Alberto Carneiro (Portugal), Alexandre Farto/Vhils (Portugal), Antonio Bokel (Brasil), Bosco Sodi (México), Gabriela Albergaria (Portugal), João Paulo Serafim (Portugal), NeSpoon (Polónia), Nils-Udo (Alemanha), Paulo Arraiano (Portugal) e Stuart Ian Frost (Reino Unido).

O projeto pretende assinalar o bicentenário de D. Fernando II, o “rei-artista”, criador do Parque da Pena. Pretende-se enriquecer a experiência dos visitantes ao levá-los a “perderem-se” no Parque, explorando as suas diferentes perspetivas e “pontos de vista”. Desta forma, “a relação entre Homem e Natureza é sentida, numa total simbiose, tal como o rei D. Fernando II pretendeu”, refere a Diretora do Projeto, Sofia Barros. O nome “Point of View” advém, precisamente, da expressão francesa Point de Vue, utilizada na arquitetura paisagista, e que se relaciona com o conceito de perspetiva.

Vhils

Vhils

Nils Udo

Nils Udo

A exposição implica a criação de uma série de instalações específicas, estrategicamente colocadas em diferentes pontos do Parque da Pena, para as quais serão utilizados sobretudo materiais naturais existentes no próprio Parque. Durante o ano em que estarão expostas, as obras não serão alvo de manutenção, uma vez que o amadurecimento natural de cada peça faz parte do conceito da exposição.

Neste contexto, o Diretor Artístico, Paulo Arraiano, explica que “dez artistas trabalham como agentes de reconexão e diálogo entre o binómio Homem/Terra, através de um processo de acupuntura geográfica, criando, assim, diferentes diálogos in situ com um organismo vivo. ‘Point of View’ pretende celebrar e relembrar essa correlação e colaboração iniciada por D. Fernando II em 1838, após a criação de um ponto nevrálgico para património cultural da humanidade”.

Antonio Bokel

Antonio Bokel

Os artistas

Para a seleção dos dez artistas foi tido em consideração o facto de estes trabalharem a relação Homem-Natureza nas suas obras – denominador comum ao grupo – o currículo de cada artista, e a diversidade cultural (de acordo com a história de Sintra e o ecletismo presente no próprio Parque da Pena).

 

João Paulo Serafim

João Paulo Serafim

Mais informações sobre a exposição:

Website: www.penapointofview.com

Facebook: www.facebook.com/penapointofview

Instagram: www.instagram.com/penapointofview

 

NeSpoon

NeSpoon

Ficha técnica:

Comissariado: Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.

Diretor Artístico: Paulo Arraiano

Diretora de Projeto: Sofia Barros

Diretor Técnico para o Património Natural (Parques de Sintra): Nuno Oliveira

 

mapa

mapa

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo