Insetos preciosos, sabia que uma forma de controlar os insetos parasitas passa por utilizar outros insetos?

Categorias: As Dicas, Dicas Práticas, Featured

Tags: ,

Comentários: sem comentários | Partilhar!

feature photo

Esta abordagem dá-lhe conta de alguns insetos úteis para a horta e jardim. Estes insetos são por natureza predadores e alimentam-se dos parasitas nocivos para as plantas.

Neste grupo incluímos as joaninhas, crisopídeos, Sphecidae, sirfídeos, louva-a-deus e aranhas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Inimigos de parasitas como os aranhiços e os afídeos destroem ovos e larvas de outras espécies. Designadamente os Sphecidae estão entre os mais úteis porque são eficazes contra as lagartas. Estes insetos são mais úteis quando os ovos dos parasitas eclodem. A presença de insetos prejudiciais é dada pelo aparecimento de folhas, flores e hastes mordidas, para os encontrar temos que observar as plantas ao fim do dia.

planting-109014_1920

A Primavera e Verão são os períodos de infestação mais frequentes e nas regiões quentes também o Outono e Inverno. Os insetos podem ser adquiridos e introduzidos nos jardins. A primeira regra é não usar pesticidas químicos que sejam nocivos para estes insetos que vão trabalhar para nós. O ambiente deve ser equilibrado, com muitas espécies de plantas com flor, ervas aromáticas e arbustos que lhe forneçam alimento, abrigo e um local para se reproduzirem. Os ambientes húmidos são adequados.

abertura

Se utilizar inseticidas convém ler as instruções que constam na embalagem. O ideal é a população de parasitas ser suficiente para fornecer alimento aos insetos úteis. Se o alimento for escasso os insetos úteis vão em busca de melhores ambientes.

spider-918485_1920Dicas: As aranhas no jardim que se alimentam de parasitas podem ser atraídas plantando arbustos e mantendo o terreno húmido com revestimento vegetal. Outro truque para atrair os insetos e quando o alimento natural escasseia, é dissolver uma porção de açúcar em quatro partes de água e borrifar o líquido sobre a face inferior das folhas. A Primavera é o momento ideal para controlar as plantas e o Verão serve para continuar a supervisão mantendo o jardim limpo e regando de modo a criar ambiente favorável para estes insetos

Algumas pistas para reconhecer os insetos amigos dos jardins e das hortas:

Reduviidae -Insetos com 2 cm de comprimento comuns dos bosques atacam e matam as larvas e as lagartas de quase todos os parasitas

hemerobiidae

Hemerobiidae-Insetos com asas anteriores percorridas por nervuras transversais, alimentam-se de afídeos, psilas e aranhiços.

vespa

Vespa-parasita- Pequenas vespas que depõem os ovos nos corpos moles de insetos e lagartas parasitas; quando eclodem as jovens vespas devoram o hospedeiro mas não picam os humanos.

Crisopídeos- Insetos verdes com asas recortadas; alimentam-se de tripés, afídeos, aranhiços, largartas, cigarrinhas. São atraídos por coreópsis, cosmos, tanacetos e outras flores.

joaninha

Joaninha-Alimenta-se de afídeos e outros parasitas, é atraída por gramíneas, craveiros, angélicas, milefólio e asclepias tuberosa.

Aranha- Existem várias espécies de aracnídeos que se alimentam de parasitas; podem ser atraídos criando um ambiente húmido e com uma quantidade abundante de adubo.

Louva-a-Deus-Grande predador que se alimenta de afídeos, coleópteros, moscas e outros parasitas.

Sphecidae-Grandes vespas com antenas e abdómen amarelo e preto, paralisam a apresa e alimentam-se de largaras, aranhas e outros insetos, são atraídas pelo pólen e pelo néctar.

sirfideos

Sirfídeos-Insetos com o abdómen às riscas semelhante ao das vespas; as larvas alimentam-se de afídeos e cochonilha-algodão; os adultos são atraídos pelo néctar de cosmos e coreópsis.

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

O que achou deste artigo?

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Pensa adquirir ou já adquiriu algum equipamento a bateria para manutenção dos jardins?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 15 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 14 Convidados, 1 Bot