Esta abordagem dá-lhe conta de alguns insetos úteis para a horta e jardim. Estes insetos são por natureza predadores e alimentam-se dos parasitas nocivos para as plantas.
Neste grupo incluímos as joaninhas, crisopídeos, Sphecidae, sirfídeos, louva-a-deus e aranhas.
Inimigos de parasitas como os aranhiços e os afídeos destroem ovos e larvas de outras espécies. Designadamente os Sphecidae estão entre os mais úteis porque são eficazes contra as lagartas. Estes insetos são mais úteis quando os ovos dos parasitas eclodem. A presença de insetos prejudiciais é dada pelo aparecimento de folhas, flores e hastes mordidas, para os encontrar temos que observar as plantas ao fim do dia.
A Primavera e Verão são os períodos de infestação mais frequentes e nas regiões quentes também o Outono e Inverno. Os insetos podem ser adquiridos e introduzidos nos jardins. A primeira regra é não usar pesticidas químicos que sejam nocivos para estes insetos que vão trabalhar para nós. O ambiente deve ser equilibrado, com muitas espécies de plantas com flor, ervas aromáticas e arbustos que lhe forneçam alimento, abrigo e um local para se reproduzirem. Os ambientes húmidos são adequados.
Se utilizar inseticidas convém ler as instruções que constam na embalagem. O ideal é a população de parasitas ser suficiente para fornecer alimento aos insetos úteis. Se o alimento for escasso os insetos úteis vão em busca de melhores ambientes.
Dicas: As aranhas no jardim que se alimentam de parasitas podem ser atraídas plantando arbustos e mantendo o terreno húmido com revestimento vegetal. Outro truque para atrair os insetos e quando o alimento natural escasseia, é dissolver uma porção de açúcar em quatro partes de água e borrifar o líquido sobre a face inferior das folhas. A Primavera é o momento ideal para controlar as plantas e o Verão serve para continuar a supervisão mantendo o jardim limpo e regando de modo a criar ambiente favorável para estes insetos
Algumas pistas para reconhecer os insetos amigos dos jardins e das hortas:
Reduviidae -Insetos com 2 cm de comprimento comuns dos bosques atacam e matam as larvas e as lagartas de quase todos os parasitas
Hemerobiidae-Insetos com asas anteriores percorridas por nervuras transversais, alimentam-se de afídeos, psilas e aranhiços.
Vespa-parasita- Pequenas vespas que depõem os ovos nos corpos moles de insetos e lagartas parasitas; quando eclodem as jovens vespas devoram o hospedeiro mas não picam os humanos.
Crisopídeos– Insetos verdes com asas recortadas; alimentam-se de tripés, afídeos, aranhiços, largartas, cigarrinhas. São atraídos por coreópsis, cosmos, tanacetos e outras flores.
Joaninha-Alimenta-se de afídeos e outros parasitas, é atraída por gramíneas, craveiros, angélicas, milefólio e asclepias tuberosa.
Aranha- Existem várias espécies de aracnídeos que se alimentam de parasitas; podem ser atraídos criando um ambiente húmido e com uma quantidade abundante de adubo.
Louva-a-Deus-Grande predador que se alimenta de afídeos, coleópteros, moscas e outros parasitas.
Sphecidae-Grandes vespas com antenas e abdómen amarelo e preto, paralisam a apresa e alimentam-se de largaras, aranhas e outros insetos, são atraídas pelo pólen e pelo néctar.
Sirfídeos-Insetos com o abdómen às riscas semelhante ao das vespas; as larvas alimentam-se de afídeos e cochonilha-algodão; os adultos são atraídos pelo néctar de cosmos e coreópsis.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.