A Battery Box da Husqvarna é um recipiente “inteligente” de 8×3 metros com 30 cacifos eletrónicos que armazenam produtos a bateria para o cuidado do jardim. Através de uma aplicação para iPhone, os proprietários podem reservar ferramentas, receber instruções, pagar e aceder ao cacifo para levantar a sua ferramenta pré-reservada. A “Battery Box” será colocada em Bromma Blocks, um centro comercial localizado a 15 minutos a oeste da cidade de Estocolmo. O aluguer de um produto de cuidado do jardim custará 350 coroas suecas por dia (aproximadamente 35 Euros ou 38 dólares americanos).
“As pessoas já partilham casas e carros. Partilhar produtos que apenas são utilizados ocasionalmente, como um corta-sebes faz muito sentido para alguns utilizadores. A Battery Box da Husqvarna é a prova do nosso compromisso de explorar novas soluções que combinem inovação e sustentabilidade, beneficiando o proprietário, a comunidade e a nossa rede de distribuição “, diz Pavel Hajman, Presidente da divisão Husqvarna.
Este projeto-piloto reforça a agenda de sustentabilidade da Husqvarna para impulsionar a conversão de produtos a gasolina em produtos silenciosos a bateria sem emissões diretas nas áreas urbanas. Além disso, o objetivo é testar as aplicações desta solução técnica no mundo real, bem como recolher informações sobre a maturidade do mercado, Husqvarna apresenta um projeto de pagamento por utilização e introduz as motosserras e corta–sebes no mundo da economia de partilha o comportamento do cliente e potenciais fluxos de receitas para a rede de distribuição da Husqvarna. O período de teste será de 1 de maio a 31 de outubro de 2017.
Depois de concluir o registo na aplicação para iPhone (também denominada “Husqvarna Battery Box”), o cliente pode reservar um dos 30 produtos a bateria disponíveis (motosserra, corta-sebes, aparador de relva ou soprador). A aplicação orienta o usuário sobre como abrir e fechar a porta do cacifo específico, é guardado o produto que querem alugar. Esta aplicação inclui também vídeos para explicar como funciona o produto. A manutenção diária da Battery Box será realizada por uma equipa da Husqvarna, para garantir que os produtos estão em boas condições e que as baterias estão totalmente carregadas.
A ligação entre a Battery Box da Husqvarna e o cliente é ativada via Bluetooth. Para fins de identificação, o cliente usa a aplicação de identificação sueca “BankID”. Os pagamentos são cobrados no cartão de crédito registado no final do mês.
Do ponto de vista do desempenho, os produtos a bateria da Battery Box são equivalentes às versões a gasolina de tamanho comparável, mas sem o ruído e as emissões diretas. A série da bateria da Battery Box é alimentada por uma bateria de iões de lítio de 36V e a mesma bateria serve para todos os produtos da Battery Box (motosserra, corta-sebes, soprador, aparador de relva).
A Battery Box da Husqvarna é o resultado de uma colaboração com Telenor, Flex, Zuora e HiQ. A Flex constrói a Battery Box com conexão e informa o seu estado nos eventos geridos através de uma solução na nuvem com a Telenor Connexion. A Zoura fornece a solução de pagamento por assinatura e o HiQ elabora a aplicação e o sistema necessário para reunir tudo. O centro comercial Bromma Blocks disponibiliza o espaço para o teste.
A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.