A CARREGAR

Type to search

Conforto citadino multifuncional – estas são as tendências para exterior 2017/2018 na Spoga-Gafa

Cenouras em vaso ou salada em caixa: é com entusiasmo que os habitantes das grandes cidades seguidores das tendências e até mesmo o ator de Hollywood Liam Hemsworth cultivam os seus próprios vegetais. O que antes era comum apenas no campo ou nos pequenos lotes de terra alugados, tidos como enfadonhos, conquista agora as grandes cidades. No “urban gardening” (jardinagem urbana) crescem tomates, pimentões e morangos em varandas, terraços e quintais. Estabelece-se assim uma nova cultura a nível de jardim que desfruta de crescente popularidade. Segundo um inquérito representativo, levado a cabo pelo instituto de pesquisa de mercado alemão GfK, para a “Apotheken Umschau” (Farmácia Atual), 39% dos consumidores que têm um jardim ou varanda utilizam este espaço agora para o cultivo de frutas, legumes e ervas aromáticas, e a tendência está a aumentar. Deste modo, a “sala de verão” transforma-se num verdadeiro espaço habitacional. Espaço esse que os consumidores querem decorar de forma elegante e moderna. Os fabricantes de mobiliário e acessórios para o jardim descobrem agora o grande potencial dos oásis urbanos ao ar livre. Em foco, portanto: a tendência “city outdoor” com produtos não só elegantes e práticos, mas que também ocupam pouco espaço. A par disso, aparecem agora com toda a força no exterior os móveis multifuncionais, bem como as funcionalidades ergonómicas e de conforto. A nível de cor, tudo gira à volta do verde e grelha-se de forma inteligente, com recurso a equipamento mais complexo e até mesmo a cozinhas completas para exterior. Cerca de 2000 fornecedores apresentam todas as tendências e inovações para a temporada outdoor 2017/18 na spoga+gafa, que tem lugar de 3 a 5 setembro de 2017, em Colónia.

Stand: Glatz, Halle 10.2

Top tendência 2017/18: o “city outdoor” torna-se requintado

As pessoas são atraídas para as cidades. Em vez de uma pequena casa nos arredores da cidade, cada vez mais jovens e pessoas com rendimentos elevados apostam num estilo de vida citadino e dinâmico. E não é apenas as suas casas que pretendem decorar, mas também as suas varandas. Por essa mesma razão, a temporada de verão 2017/18 disponibiliza uma ampla gama de produtos especificamente dirigida a este público. Aqui o destaque vai para o mobiliário de design para exterior, que permite uma utilização versátil com várias opções de disposição e que, em simultâneo, ocupa pouco espaço ao arrumar. O mobiliário apresenta-se num estilo gracioso e leve, com materiais elegantes difíceis de distinguir das variantes para interior. As requintadas varandas são complementadas com guarda-sóis compactos, tapetes e luzes, bem como sistemas de plantação e equipamentos para jardinagem para o “urban gardening”, com os quais as pequenas áreas são aproveitadas na perfeição.

Multifuncionalidade é trunfo

Os tempos em que o sofá para exterior apenas era utilizado para sentar acabaram. Móveis cada vez mais multifuncionais conquistam agora a “sala de verão”, muito por culpa do espaço limitado disponível em varandas e terraços. Os fabricantes convencem com grande criatividade e oferecem verdadeiros artistas na arte da transformação. Assim, o sofá rapidamente se transforma num banco ou o sofá-cama num sofá com mesa. Por sua vez, os banquinhos também podem ser utilizados como mesa de apoio, os guarda-sóis oferecem funções de iluminação e de aquecimento e os vasos para plantas dispõem de espaço para armazenamento adicional. Na linha da frente estão também os fabricantes de grelhadores. Os seus modelos permitem, entretanto, que os alimentos sejam fumados, assados e cozidos ou disponibilizam comodidades como iluminação LED e compatibilidade com Power Bank.

Agora está a ficar confortável

Clientes com forte poder de compra, que valorizam a qualidade e em forte crescimento – este é o grupo-alvo da geração 50+. De acordo com especialistas, um em cada dois euros gastos é proveniente de pessoas com mais de 50 anos. Uma clientela atraente que está pronta a abrir os cordões à bolsa para o seu oásis verde, sempre que os produtos lhes oferecem um valor acrescentado. Deste modo, o mobiliário de elevada qualidade conquista agora o palco ao ar livre e marca pontos com aspetos de conforto. A seleção varia entre cadeiras ergonómicas em forma de concha para sentar e espreguiçadeiras com acesso extra alto, guarda-sóis controláveis através de pedal e vasos cujas inserções permitem a plantação sem esforço. Importante: aparência e design dos produtos num estilo chique-moderno. Deste modo, atraem não só a geração 50+, mas todos aqueles que apreciam o conforto.

Tendência de cor: verde verdejante

Torna o verão apetecível: verde é a cor do ano. Seja na moda, na indústria de cosméticos ou no setor do mobiliário/decoração, o verde verdeja e floresce por todo o lado. Agora a tendência também se estende ao exterior. Na interação com a natureza nasce uma imagem coerente e harmoniosa. A palete vai desde as variantes mais fortes e frescas até aos tons mais suaves e escuros. E tendo em conta que o verde combina com muitas outras cores, o estilo permite ser habilmente apimentado: em combinação com amarelo, o ambiente fica mais luminoso, com rosa mais delicado e com azul mais ao estilo marítimo. Além disso, os tons clássicos, como branco, cinza, castanho e preto continuam em voga e são presença obrigatória em qualquer jardim.

Stand: Grillson, Halle 7

Churrasco 2017: corrida ao fogão

Tendências como grelhar no inverno comprovam: as pessoas adoram o contacto com a natureza. Tendo em conta que este gosto pode ser sempre mais sofisticado e refinado, as cozinhas completas ao ar livre são cada vez mais procuradas. Elas estão disponíveis nas versões móvel e fixa. Consoante a utilização desejada, elas oferecem quase todas os mesmos recursos que as suas “irmãs de interior”, desde placas de fogão, passando por superfícies de trabalho e lava-louças, até ao espaço para armazenamento. Outros mimos opcionais: suportes para espetos para cozinhar assados de maior dimensão com todo o conforto. Deste modo, torna-se possível preparar sem qualquer problema uma refeição de 3 pratos na cozinha exterior. A par disso, também os grelhadores têm vindo a tornar-se cada vez mais sofisticados e multifuncionais. Estes modelos permitem que os alimentos sejam fumados, grelhados, cozinhados e cozidos. Digno de nota é o facto de os fabricantes agora criarem espaços de barbecue completos. A oferta engloba apetrechos para sandes, facas de trinchar e até isqueiros. E para aumentar ainda mais o potencial da brasa, a gama de acessórios não para de evoluir, disponibilizando, por exemplo, espetos para marshmallows. A par disso, estão sempre a ser lançadas novas funcionalidades inteligentes e ligações a aplicações.

A redescoberta de uma antiga tradição é a de grelhar sobre pranchas de madeira. Neste processo o peixe, a carne e os vegetais são preparados sobre pranchas de madeiras especiais (por exemplo, amieiro, nogueira ou cedro), o que lhes confere um sabor fumado especial. Também disponível: variantes à base de sal.

Aparelhos de jardim: potentes e inteligentes

Quem tem um jardim gosta sempre de projetar o seu próprio oásis verde, no entanto, não se pretende que a tarefa seja demasiado penosa. Como tal, estão a aumentar cada vez mais os produtos que visam facilitar essas mesmas tarefas. Estes incluem corta-relvas robóticos e aparelhos sem fio, bem como canteiros elevados e floreiras com características de conveniência (por exemplo, armazenamento de água). Também os sistemas de segurança para o jardim estão em forte ascensão. Ao mesmo tempo, os fabricantes descobrem também neste segmento a geração 50+ com grande poder de compra e apresentam ferramentas ergonómicas ou auxílios para um maior conforto. A digitalização é mais uma das megatendências. A seleção de sistemas inteligentes para a “sala de estar veranil” está a aumentar rapidamente. Sejam cortadores de relva autónomos, jardinagem ou grelhar inteligente: as oportunidades para os amantes do jardim não têm limites.

The spoga+gafa 2017 is open to trade visitors on 3 and 4 September from 09:00 a.m. to 06:00 p.m. and on 5 September from 09:00 a.m. to 05:00 p.m. Further information is available at www.spogagafa.com .

The Garden Day 2017 is open to end-users and trade visitors on 2 and 3 September from 09:00 a.m. to 06:00 p.m. Further information is available at www.tagdesgartens-koeln.com.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo