A CARREGAR

Type to search

Guimarães promove Green Week com dezenas de atividades

Concertos, gastronomia, cinema, workshops, tertúlias, atividade física, ações para crianças, um TEDx e, ainda, uma bienal de Arte da Terra

Na primeira semana de junho, e como culminar do processo de candidatura a Capital Verde Europeia 2020, Guimarães promove o Green Week 2017. O evento – alargado a vários públicos e locais da cidade – pretende realçar o trabalho realizado, bem como oferecer um conjunto de ações que promovam uma maior consciencialização da população para as questões ambientais, em linha com os objetivos do desenvolvimento sustentável 2030 das Nações Unidas.

O Green Week assume-se como uma iniciativa de sensibilização e consciencialização para a sustentabilidade ambiental, através da música, de tertúlias, debates, ações demonstrativas, exposições, atividades pedagógicas, desporto e outras iniciativas de âmbito cultural e artístico. É, ainda, uma oportunidade para integrar as mais diversas instituições e organizações de Guimarães – como associações, empresas, escolas e IPSSs –, como tem sido exemplo nos mais diversos momentos e oportunidades de sensibilização ambiental.

Green Week_Guimaraes

Festa do Ambiente – Dia Mundial da Criança | 1 e 2 de junho

A 1 de junho, Guimarães celebra, com cerca de três mil crianças, dos quatro aos nove anos, das escolas EB1 e jardins de infância, a Festa do Ambiente – Dia da Criança. O Multiusos de Guimarães abre-se a um conjunto alargado de atividades, organizadas em 10 áreas. O espaço integra um Pavilhão do Aquecimento, sala de conferências, galerias, hortas pedagógicas, entre outras. Já no dia seguinte, realiza-se um encontro de educadores que participam na formação certificada “HighScope na Natureza, sete estratégias para implementar no seu dia”. Durante a tarde é oferecido às crianças um workshop de resolução de conflitos e, à noite, o café convívio debate os conflitos em casa e estratégias para a sua resolução em 50 por cento.

 

Eco-Fest | De 2 a 4 de junho

Na sequência da edição do ano passado, mas agora em versão alargada, acontece nos dias 2, 3 e 4, na Alameda S. Dâmaso e Praça Condessa do Juncal, o Guimarães Eco-Fest. Trata-se de um festival ecológico, cuja programação integra atividades pedagógicas, cinema infantil, hortas inclusivas, show cooking, tertúlias, área de exposição e restauração, teatro, entre outras iniciativas. O destaque do Eco-Fest vai para a programação musical, com dois nomes já confirmados: no dia 2 de junho sobe ao palco a cantora vimaranense Sofia Escobar, acompanhada da Orquestra Juvenil de Pevidém. No dia seguinte, é a vez dos Best Youth. O cartaz integra cerca de 10 concertos.

 

TEDx | 3 de junho

A 3 de junho, o Instituto de Design é palco do primeiro TEDx Guimarães. O evento terá como mote “Repensar, Reinventar, Reconquistar” e pretende abordar temas como a sustentabilidade, as tecnologias e as comunidades verdes e, também, a educação do ambiente. Irá, ainda, abordar temas como o significado da cor Verde, numa perspetiva da psicologia da cor, isto é, o balanço do coração e das emoções e o equilíbrio entre a razão e o coração. Nesse sentido, o TEDx conta com artistas, cientistas e intérpretes sociais, capazes de transformar o mundo com ideias que integram crescimento, harmonia, frescura, segurança e fertilidade.

 

LandArt – Arte da Terra | 4 e 5 de junho

A Green Week 2017 marca o ano zero de um evento que se pretende bienal e que reflete a Arte da Terra. O LandArt apresenta um conjunto de eventos, como um ritual sonoro que representa uma alegoria à Terra, ao mesmo tempo que sublinha a necessidade de comunhão da comunidade na construção de uma paisagem sonora. O LandArt integra, ainda, uma conferência internacional, que será o ponto de encontro para a discussão de temas vizinhos ao programa conceptual da bienal, bem como as questões ambientais subjacentes à candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. O seminário, intitulado por “Sementeira”, terá um carácter informal, no qual a “mesa” será a plataforma de fluxos, comunhões, debates e trocas entre saberes e sabores da terra.

 

Por fim, e ao longo dos dias do Guimarães Green Week, decorrerá uma reunião do Comité Externo de Acompanhamento da candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020, a apresentação pública da Incubadora de Base Rural e um workshop de coberturas verdes. O Green Week será, igualmente, o pretexto para o lançamento do novo site Guimarães Mais Verde, que se apresentará como um agregador de toda a informação ambiental do município.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo