A CARREGAR

Type to search

Segunda edição do Hortíssima está de volta e começa HOJE!

hortissimaComeça já hoje, dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, e termina no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, Hortíssima associa-se a dois eventos onde especialmente se enquadra. Dedicado aos produtos hortícolas de tendência biológica e centrado na produção local e doméstica, sendo um festival para toda a família, Hortíssima está especialmente voltado para as crianças, versando temáticas como a sustentabilidade agrícola, os bons hábitos alimentares e a educação ambiental.

HORTÍSSIMA convoca a essência da génese da Antiga Terra da Maia, apresentando aos seus atuais habitantes as possibilidades concretas de viver em harmoniosa relação com a raiz sua histórico-cultural, recuperando saberes e práticas saudáveis e antigas numa nova abordagem, interativa e geradora de memória, que propõe modos de vida mais harmoniosa, saudável e mesmo mais feliz, fruto de um gratificante equilíbrio entre seres humanos e natureza.

O programa contempla cerca de 12 atividades diferentes, que resultam em mais de 100 ações: aulas de culinária, demonstrações de cozinha por chefes conceituados, oficinas didáticas, atelieres de reciclagem, compostagem doméstica, mercado hortícola, hortas pedagógicas, oficinas de leitura, teatro de rua, espetáculos de música, dança e etnográficos e minicursos de compostagem doméstica, a ministrar pela LIPOR, com distribuição gratuita de compostores. Como novidade, a edição de 2017contempla um curral, onde permanecerá, nos cinco dias do evento, a Vaca Mimíssima, alimentada por produtos naturais e biológicos, que fornecerá, cada dia, leite para confeção de pequenos-almoços e lanches para as crianças das escolas da Maia e mais que visitem o festival.

Além dos espaços de Showcooking, Workshops, Hortas Pedagógicas, Espaço de Provas e Tertúlias, Hortíssima possui uma Praça da Restauração servida por três restaurantes e dois bares, com menus com base nos produtos provindos do Mercado Hortícola permanente no festival, que conta com a presença de 10 produtores domésticos locais, estando vedada a vendas de quaisquer refrigerantes.

Dado o seu caráter social e pedagógico, desde a sua primeira edição, em 2016, Hortíssima contou com a adesão, como embaixadores, ao evento de personalidades de diversas áreas, como os economistas Silva Peneda e Rui Rosa Dias; as atletas olímpicas Aurora Cunha e Fernanda Ribeiro; o artista-plástico Jorge Curval; o cantor Berg, o professor universitário e atleta Carlos Resende; e o nutricionista Fernando Póvoas, potenciando-se deste modo a visibilidade do projeto e contagiando a comunidade num processo de valorização cultural, pessoal e social.

Esta iniciativa da Câmara Municipal da Maia conta com o apoio da LIPOR, do Zoo da Maia, da Cooperativa Agrícola da Maia e da Quercus.

Mais informações em: www.hortíssima.pt e www.facebook.com/maiahortissima/

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo