A CARREGAR

Type to search

Curso Construção de Casa em Madeira na Ecoaldeia de Janas

casamadeira_julho2017final_md-e1496769562484A madeira material milenar e de aplicação universal, que até ao século XIX, afirmou e confirmou a sua polivalência, nos mais variados contextos e programas, ditando a própria evolução da técnica construtiva. E que no século XXI se afirma como o material mais oportuno para a efectiva renovação da prática construtiva, sempre que se pretendem cruzar a tradição construtiva, as questões de sustentabilidade e o desenvolvimento técnico.

A sua disponibilidade no meio ambiente, o fácil manuseamento e leveza, a evidência da sua adaptação a diversos fins e a diversas artes, a durabilidade que hoje inúmeras obras, em contextos geográficos variados

A par dos benefícios que a sua utilização instiga na renovação do recurso, e consequente manutenção do equilíbrio ambiental, a madeira apresenta o melhor desempenho no que se refere à energia incorporada, emissão de gases, libertação de poluentes para o ar e água e produção de resíduos sólidos, detendo um importante papel no controlo das percentagens de dióxido de carbono na atmosfera.

Se processada e transformada, dada a sua facilidade de manuseamento, a energia dispensada é substancialmente inferior face aos outros materiais de construção, para um nível de resistência igual, a madeira apresenta um peso, substancialmente, inferior ao do betão e aço, possibilitando uma construção mais leve e, consequentemente, mais fácil de montar, reparar, manusear e executar.

A tecnologia e a ciência foram, gradualmente, desenvolvidas e adoptadas, investigando processos e sistemas capazes de potenciar as qualidades e limitações inerentes a um material orgânico e, portanto, heterogéneo, como a madeira. Revelando possibilidades capazes de suplantarem, tecnicamente, o betão e o aço.

Processos de abate e secagem determinaram madeiras com características e propriedades, praticamente previsíveis.

Além de suas vantagens óbvias em termos de conforto e economia sendo mais barato, 30 a 50% mais baixo em relação a construção tradicional, permite a auto construção O “fazer por si mesmo” reflecte-se na auto-estima, permitindo fazer a futura casa. Pensada e executada pelas suas próprias mãos, sabendo exactamente o que foi feito e exercendo um controle mais criativo sobre o resultado final. Esta é uma aventura que ajuda a fortalecer os laços que o ligam aos seus amigos, e família essenciais no processo de auto-construção da sua casa de madeira!

 

Quando?

10 Julho a 22 Julho, 2017 – 9h30 às 18h30

 

Objectivos:

Dar a conhecer as bases fundamentais, os processos e técnicas passo a passo de uma construção em madeira para habitação, desde as fundações, às paredes e telhado e acabamentos de infra estrutura e instalações paralelas (electricidade, águas, etc). O programa completo está desenhado para que os participantes adquiram um conhecimento teórico-prático e técnico para que no final da formação estejam aptos para a construção de uma casa em madeira.

 

Saiba mais AQUI!

Tags:

1 Comments

  1. ricardo 14 de Abril de 2021

    bom dia .. gostaria de saber se está havendo o curso ainda?

    Responder

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo