Jardins de Groombridge e a Floresta encantada, um espaço mágico

Categorias: Featured, Jardins & Parques, Os Artigos

Tags: , , ,

Comentários: um comentário | Partilhar!

feature photo

Groombridge testemunhou ao longo dos anos magia e mistérios, intriga e romance e combina de forma magistral a sua herança mais tradicional com um espaço selvagem de desafio e aventura.

texto:Luisa Gonçalves  fotografia: Lobo do Mar

Este artigo foi publicado originalmente em 2008 na revista Tudo Sobre Jardins nº5.

Os jardins de Groombridge e a Floresta Encantada onde se inserem a casa e parque formam uma área total de 200 hectares, situados 7 km a Oeste de Tunbridge Wells no condado de Kent, Inglaterra. O conjunto de casa e jardins formais é considerado Monumento Nacional Grau 1. A Região de Turismo atribuiu a este local no ano de 2005 o Prémio de Melhor Experiência Turística do Ano pelo número de visitas registadas. A história de Groombridge remonta ao século XIII e sabe-se da existência duma casa com fosso, mas foi em 1662 que Philip Packer demoliu a construção então existente, constrói a casa tal como está hoje e os jardins formais são plantados em 1674 sob a sua supervisão.

58-1

61-1

Os jardins formais estão divididos numa série de áreas diferentes concebidas como “salas ao ar livre” unidas por bordaduras herbáceas, de forma a criar espectaculares visualizações a partir do interior da casa. Nos séculos XVII e XVIII foram introduzidas novas plantas e árvores, nomeadamente as sequóias que nos recebem logo à entrada.

59-1

A beleza destes jardins formais vem exactamente da sua estrutura que inclui os muros, portões, os caminhos, os degraus em pedra, as urnas e os lagos. No início do século XX foram introduzidos alguns elementos como os portões em ferro forjados e as urnas em pedra Durante cerca de 300 anos ninguém teve acesso a este espaço de jardim à excepção de alguns mais afortunados e a casa manteve a traça original de 1662 inalterada.

61-3

Sir Arthur Conan Doyle autor e criador do personagem Sherlock Holmes é sem dúvida dos frequentadores mais ilustres e um dos únicos afortunados a ter acesso. A proximidade que teve com este espaço durante mais de 30 anos dado que viveu em Crowborough a escassos 6 km, acabou por dar origem ao Museu Conan Doyle, um pequeno estúdio aqui montado e também em homenagem ao facto de ter escolhido Groombridge para ser o local retratado no seu romance “O Vale do Medo” com nome suposto.

60-1

 

Em 1919 o espaço é adquirido por S.W.Mountain e introduzida a energia eléctrica e um telefone. Em 1993 é novamente vendido e finalmente os jardins abertos ao público.

61-4Em 2001 e com os novos donos mantêm-se os jardins abertos sendo que o acesso á casa é totalmente vedado salvo raras excepções como foi o caso das filmagens da mais recente (2004) versão do filme “Pride & Prejudice” (Orgulho e Preconceito),  o mais célebre romance de Jane Austen. E esta não foi a primeira vez que o espaço foi utilizado para filmagens, já em 1986 foi o local escolhido por Peter Greenaway para a filmagem do seu filme “The Draughtsman’s Contract” (tradução para português “O Contrato do Amor”) daí o nome de Draughtsmans Lawn espaço exterior paredes meias com o Jardim das Rosas Brancas. Cores vibrantes e plantações muito criativas acabam por ser interessantes durante todo o ano. Desde os leitos de narcisos, túlipas negras, amores-perfeitos e jacintos na Primavera, às bordaduras herbáceas cheias de flores no Verão e ao jardim de rosas brancas com mais de 20 espécies diferentes. Tudo seguido por um Outono que prima pelas cores das margaridas, girassóis, dálias e todos os tons vermelhos e dourados das folhas, próprios desta estação.

56-1

 

61-2

 

Contrastante com os jardins formais e nas encostas adjacentes vamos encontrar um espaço lúdico mais recente e destinado às crianças e aos jovens a que denominaram de Floresta Encantada. É na realidade um espaço mais selvagem onde a natureza é livre e com espaços temáticos a convidar à aventura. A começar pelo espectáculo de aves de rapina aqui denominado de Birds of Prey onde tratadores e aves oferecem aos espectadores três sessões de voo por dia. Esta é a antecâmara da Floresta Encantada que dá acesso à Vinha do Gigante, ao Lago Encantado, Espiral Dupla, Vale dos Fetos importados das regiões alpinas da Austrália, Totem no espaço Bosque da América do Norte, Ninho do Dragão, Forte, Aldeia dos Duendes… todo um mundo lúdico para descobrir.

62-3 62-2

63-2 copy

Mais informações AQUI!

Partilhar!
  • Facebook
  • Twitter
  • MySpace
  • Digg
  • Live
  • del.icio.us
  • Google Bookmarks
  • NewsVine
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Technorati
  • LinkArena
  • LinkedIn

Sobre o autor

O Autor

A REVISTA TUDO SOBRE JARDINS está na banca desde Agosto de 2007 e traz, trimestralmente, informação de qualidade com um foco especial no paisagismo e design. A parceria com o Portal do Jardim.com permite agora que os leitores deste portal tenham acesso a conteúdos produzidos por esta excelente publicação.

Comentários

Existe 1 comentário, deixe o seu

Deixe o seu comentário!

nome
(obrigatório)
e-mail
(obrigatório) (não será mostrado)
website
comentário
 

Relacionados

Produtos Seleccionados

pub



Secções
em Destaque

As Dicas
Conselhos úteis!
Plantas Ornamentais
Rosas, Orquídeas e muito mais!

Junte-se
a nós!




PUB

Votação

  • Pensa adquirir ou já adquiriu algum equipamento a bateria para manutenção dos jardins?

    Ver Resultados

    Loading ... Loading ...

Jardineiros
online

  • 16 Jardineiros Online
  • Jardineiros: 12 Convidados, 4 Bots