A CARREGAR

Type to search

O Jardim Botânico da Ajuda comemora 250 anos de existência

CartazthumbEm 2018 o Jardim Botânico da Ajuda comemora 250 anos de existência. Fundado em 1768, foi o primeiro Jardim Botânico em Portugal e o 15º da Europa. Criado por ordem do Marquês de Pombal, durante o reinado de D. José, incluía o Gabinete de História Natural, o Gabinete de Física e a Casa do Risco. Domingos Vandelli foi encarregue de delinear e dirigir as obras do que chegou a ser, no séc. XVIII, uma das mais importantes instituições científicas da Europa e a primeira e a mais importante instituição dedicada ao estudo da história natural do país. Chegou a possuir uma coleção com mais de 5000 exemplares vindos de todo o mundo e foram organizadas diversas expedições científicas destinadas a prover o jardim de exemplares para estudo.

O Jardim Botânico da Ajuda (JBA) é atualmente uma Unidade de Apoio Tecnológico do Instituto Superior de Agronomia (ISA). Está sob a tutela do ISA desde 1910 como infraestrutura de ensino e investigação, sendo propriedade da Universidade de Lisboa. É uma instituição que alberga coleções documentadas de plantas vivas para propósitos de investigação científica, conservação, educação e lazer. O JBA assinou a Agenda Internacional para a Conservação em Jardins Botânicos, é membro do Consórcio Europeu dos Jardins Botânicos e faz parte da Global Partnership for Plant Conservation, contribuindo para a Estratégia Global para a Conservação de Plantas. Está também representado no Conselho Consultivo da direção da International Association of Botanic Gardens. Possui atualmente um banco de sementes e uma coleção botânica com 1576 registos divididos por plantas em estufa e ao ar livre.

250anos-jba-moeda-comemorativa

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda associa-se à celebração e no dia 8 de Fevereiro foi apresentada a moeda de 2 euros da autoria de João Fazenda que muito bem retratou a imagem icónica do velho dragoeiro do Jardim. Esta tem o seu lançamento previsto para Julho.

O Jardim Botânico da Ajuda e os seus 250 Anos também serão tema para uma coleção filatélica a ser emitida pelos CTT no início de maio.

Fonte:ISA

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo