A CARREGAR

Type to search

O Damasqueiro, Prunus armeniaca (Família Rosáceas)

Também conhecido por alpercheiro, albricoqueiro, alperce iro e aprico.

Embora não seja considerada árvore espontânea na nossa paisagem (origem China), é sobejamente conhecida nos nossos pomares e encontrando-se distribuída no Norte litoral, Centro e Sul sobretudo em encostas e vales bem drenados. Árvore de folha caduca pode atingir entre os 5 e 7 m de altura. As folhas são ovadas serradas e com pecíolo vermelho. As melhores condições ambientais são em zonas temperadas de clima Mediterrânico. Os solos devem ser profundos e bem drenados, arejados e férteis com muita matéria orgânica e o pH deve ser de 6,0-7,0. Precisa de pleno sol. Quanto à água 7 a 8 litros /semana por m², sobretudo quando começa o crescimento ou em período de seca.
Para fertilizar o ideal é adubar com estrume de ovelha e vaca. Pode preparar adubo verde usando Azevém anual, ervilha forrageira, rábano, favarola, luzerna e mostardeira.
Exigências nutritivas: 2:1:3(N:P:K).

Tem a vantagem de ser interessante no final do Inverno início de Primavera com uma floração muito bonita de flores solitárias ou geminadas que podem ser brancas ou rosas. Os frutos são coloridos e perfumados no Verão. O fruto assemelha-se ao pêssego pela sua casaca aveludada e manchado, o caroço é volumoso que se separa facilmente da polpa.

É uma planta rústica que tolera bem o frio do Inverno. Produz frutos durante mais 35 anos e logo a partir do terceiro ano ou quarto ano. É uma árvore que pode viver até aos 80 anos.
São várias as variedades cultivadas em Portugal: Bulida, Canino, Beliana, Feriana, Folha de Rosa e Royal, entre outras.

Estação a Estação:
Início da Primavera
Esta árvore necessita de poda drástica. Durante o repouso pode os ramos demasiado compridos e os centrais para fazer entrar a luz. Esta é também a época certa para plantar.
Início do Verão
Para ter frutos grandes e de polpa rica é necessário desbastá-los, distanciando-os cerca de 5-8 cm.
No Verão é tempo de colheita e plantação. São mais saborosos se forem colhidos com cor alaranjada e polpa rija Os frutos devem ser facilmente separados dos ramos.

Como plantar uma árvore a partir de vaso:
Tem que cavar um buraco com a dimensão do mesmo e juntar à terra extraída uma pá de adubo. Retire a árvore do vaso e corte as raízes demasiado compridas de modo a que não se quebrem durante o transplante. Os ramos devem ser podados de modo a deixar uma haste central e ramos laterais com cerca de 15 cm e distanciados 20 cm. Distribua as raízes e encha o buraco com a terra previamente preparada. Compacte, junte adubo e regue. Quando o tronco da árvore começar a vergar pelo efeito do crescimento ou do vento ate-o a uma estaca com dois elásticos.

Utilizações e propriedades do fruto:
Na culinária é utilizado em tartes, doces, sumos e comido como fruto fresco.
A nível, medicinal, tem propriedades diuréticas e calmantes. Uma das utilizações frequentes, a fruta desidratada, que se encontra à venda em todo o lado e com propriedades laxantes reconhecidas.
É das frutas mais ricas em vitamina A, sendo rica em vitamina C, B1 e B2, tendo bons níveis de Ferro, Potássio e magnésio.

Dica: Para secar os frutos abra-os ao meio e disponha-os com a concavidade voltada para cima. Deixar dois dias ao sol e depois colocar em local arejado.

Dica: Sabe que pode obter uma nova árvore a partir do caroço? Limpe bem eliminando todos os vestígios de polpa e coloque em água durante 24 horas. Isso faz com que a casca fique mole e a água penetre. Pode semear num vaso com substrato e colocar no exterior durante 3 meses, convém cobrir para que não seja atacado por pragas. Transfira o vaso para um local soalheiro durante a Primavera, pode demorar mais de 1 ano até que germine.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo