A CARREGAR

Type to search

Rede de Pombais Contracetivos da cidade de Lisboa

O pombal contracetivo é um conceito inovador de controlo da população de pombos. Esta rede ainda em implementação pela Câmara Municipal de Lisboa abrange as seguintes Freguesias: Alcântara, Alvalade, Arroios, Benfica, Carnide, Lumiar, Olivais e Penha de França

Pretende-se com estes pombais promover o conforto, segurança e condições que permitam atrair os pombos a nidificar, através da oferta de alimento, água e sombra, permitindo-lhes usufruir de voos livres pela cidade e retornando ao pombal sempre que queiram para se alimentarem e chocarem os ovos. É-lhes proporcionado assim um lar permanente onde irão passar a maioria do seu tempo e construir aí os seus ninhos.

O primeiro espaço foi implementado no Parque Silva Porto em Benfica. Com este primeiro espaço adaptado e recorrendo ao trabalho de voluntários, garante-se a retirada dos ovos, 2 a 3 dias após a postura, antes de haver a formação do embrião (pombo) e prevenindo assim mais nascimentos.
Este método representa vantagens a nível de custos, de enquadramento paisagístico e de higiene.
Uma vez concentrados no pombal para nidificar e comer, as aves não irão procurar parapeitos ou telhados de casas e monumentos.
Nas cidades, o equilíbrio ecológico é atingido quando o número de aves é inferior a um quinto da população humana residente. A situação torna-se problemática e prejudica o equilíbrio ecológico da espécie e a comunhão com a espécie humana, quando o seu número é superior devido à conjugação de vários fatores:
Mudança da sua dieta devido à abundância e fácil acesso ao alimento, indevidamente oferecido pela população, ou disponível no espaço público ou recipientes;
Profusão de locais para nidificação;
Luminescência permanente, o que altera o ritmo biológico da espécie.

Sobre Columba Livia
O pombo das cidades é um descendente do pombo das rochas europeu que, em tempos recuados, foi mantido em cativeiro (em gaiolas) para o consumo doméstico, tendo-se habituado à convivência com o Homem.
Características:
Pequena corpulência (32 cm)
Envergadura 60 a 65 cm
Cabeça cinzenta
Olhos cor de laranja
Pescoço com reflexos verdes
Asas cinzentas
Cauda com barra preta
Alimentação: grãos, sementes e pequenos moluscos
São aves granívoras e podem alimentar-se de uma grande variedade de grãos e sementes.
Fonte: C.M. Lisboa

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo