A CARREGAR

Type to search

No Orvalho, ateliê temático dedicado à Floresta Laurissilva

A iniciativa do Município de Oleiros “Dez Freguesias, Dez Experiências” está de volta ao concelho, com a passagem por mais 5 freguesias. Depois da participação no ano passado de 785 pessoas, o ano 2 arranca no próximo dia 25 de maio, na freguesia de Orvalho, com mais um ateliê temático, desta feita dedicado à Floresta Laurissilva.

Recorde-se que nesta freguesia, mais precisamente no Vale das Fragosas, se situam espécies-relíquia desta floresta, com características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário, tendo chegado a ocupar vastas extensões do Sul da Europa e da bacia do Mediterrâneo. As últimas glaciações levaram ao seu desaparecimento no continente europeu, pelo que naquele Vale se situa um bosque-relíquia bastante representativo, apresentando uma considerável mancha de Azereiro (Prunus lusitanica).
As inscrições nesta atividade que inclui ainda um almoço temático e a recriação histórica “Santuário Lusitano”, a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte, decorrem até ao dia 19 de maio, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou através do telefone 272 680 230. A organização está a cargo do Município e da Junta de Freguesia de Orvalho e conta com o apoio do Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho (GAIO), do Geopark Naturtejo e da Phytos – Associação Portuguesa das Ciências de Vegetação.
Recorde-se que a atividade integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia. Este é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

A REDACÇÃO do Portal do Jardim.com, conjuntamente com todos os seus contribuidores, prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa sobre o Jardim, em Portugal e no Mundo.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo