A CARREGAR

Type to search

ISQ ganha prémio de “0 Melhor do Portugal Tecnológico” com solução inovadora de Indoor Farming

Pelo segundo ano consecutivo o ISQ recebe um galardão, desta vez, na categoria de sustentabilidade de “Os Melhores do Portugal Tecnológico”, uma iniciativa da Exame Informática que entrega anualmente prémios a pessoas e organizações que se distinguem na área da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estes prémios são os mais antigos em Portugal da responsabilidade de um órgão de comunicação e dedicados a áreas de inovação. Este ano o ISQ foi o vencedor absoluto na categoria de sustentabilidade com a solução inovadora de produção agrícola em Indoor Vertical Farming (IVF) com a Grow to Green, um spin-off do Grupo ISQ que está trouxe para o mercado esta novidade.
É “extremamente pertinente a forma como estão a utilizar diferentes tecnologias e conceitos para um resultado final que traça aquilo que defendemos deve ser o futuro de uma agricultura sustentada que, em última análise, é crítica para a nossa perpetuação num planeta cada vez mais ameaçado, destacando o engenho das abordagens inovadoras colocadas em prática pela Grow To Green” destaca o júri do prémio.

Pedro Matias

Para Pedro Matias, Presidente do ISQ, “mais do que tecnologia, estamos a falar de empreendedorismo e de inovação focada num mercado que pode valer milhões. Foi este espírito que presidiu ao surgimento desta solução inovadora, numa parceria entre o ISQ e a ARALAB”.
A Grow to Green é uma empresa do Grupo ISQ e do Grupo ARALAB e tem como objetivo comercializar soluções de IVF. “Atendendo ao elevado nível de controlo, a Grow to Green pretende fazer chegar à indústria uma plataforma de produção que permita produzir de forma contínua, sem interferência climática exterior, sem contaminações químicas e/ou biológicas e com total previsibilidade logística”, acrescenta Pedro Matias.
A tecnologia de Indoor Vertical Farming da Grow to Green permite, assim, a produção de produtos hortícolas de qualidade, com maior eficiência hídrica e total segurança alimentar em que se destacam: o controle preciso de temperatura, humidade, concentração CO2, velocidade do ar, nutrição e iluminação, permitindo assegurar as condições perfeitas para o crescimento de plantas ao longo de todo o ano. Obtêm-se vegetais super-limpos.
Com esta tecnologia, “a G2G consegue produzir produtos de elevado valor acrescentado para todos os países que devido aos desafios climáticos têm de importar grande parte daquilo que consomem”, conclui o Presidente do ISQ.
Em Portugal já se encontram à venda saladas e ervas aromáticas em locais selecionados como a Manteigaria Silva, no Mercado da Ribeira, e no Intermarché em Lagos.
De realçar que no ano passado o ISQ foi distinguido na categoria de mobilidade em “Os Melhores do Portugal Tecnológico” com a solução QART, uma marca ISQ desenvolvida em parceria com a Quântico. Trata-se de uma box inovadora que permite monitorizar a qualidade do ar, ruído e tráfego, em tempo real. Pode ser muito útil em empresas, aeroportos, municípios, escolas, portos, em setores como turismo ou indústria.

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo