A CARREGAR

Type to search

Abertura noturna gratuita do Parque e Palácio de Monserrate

No próximo dia 28 de setembro, o Palácio de Monserrate vai estar aberto à noite, para celebrar as Jornadas Europeias do Património. As visitas, que incluem também a visita parcial ao parque, são gratuitas e decorrem entre as 20h00 e as 00h00, sendo a última entrada às 23h30. O evento tem uma capacidade limitada a 1.500 pessoas e exige inscrição prévia.

Fotografia: PSML / Luis Duarte

Esta edição das Jornadas Europeias do Património é dedicada ao tema “Artes Património Lazer” e pretende realçar a dinâmica entre estes três elementos como fonte de entretenimento, jogo no qual os valores patrimoniais naturais desempenham um papel relevante. Por isso, para além do Palácio, também o Parque de Monserrate será parcialmente visitável nesta noite. Uma iniciativa inédita que visa, igualmente, assinalar a reabertura à fruição pública da Escada do Caminho Perfumado, que dá acesso ao jardim a partir do caminho que conduz ao Palácio. A estrutura foi alvo de uma reabilitação global que lhe devolveu a estabilidade física, através da correção de problemas decorrentes do deslizamento do muro de suporte do caminho superior. Paralelamente, efetuaram-se trabalhos de conservação e restauro que permitiram recuperar o equilíbrio estético desta estrutura e devolver ao jardim um importante eixo de circulação para a sua leitura global.

A disponibilização das inscrições para a abertura noturna será divulgada em breve no site da Parques de Sintra (www.parquesdesintra.pt) e nas suas redes sociais. Assim, dado que a inscrição prévia online é obrigatória, todos os interessados devem manter-se atentos aos canais de comunicação da empresa. No dia do evento, a entrada será efetuada por ordem de chegada, dependendo o tempo de espera do número de participantes. No entanto, todos os inscritos que estejam no local até à hora da última entrada terão acesso garantido.

Informações úteis:
• Entrada gratuita mediante inscrição prévia obrigatória no site da Parques de Sintra: www.parquesdesintra.pt
• Transporte da Estação Ferroviária de Sintra (autocarro 435 da Scotturb) gratuito para todos os inscritos: primeira saída da estação de Sintra às 19h30; última partida da entrada do Parque de Monserrate às 00h40.
• As entradas serão feitas por ordem de chegada, pelo que o tempo de espera dependerá do número de visitantes que se encontrarem nesse momento no interior do Palácio (número condicionado pela capacidade do espaço).
• O Parque estará parcialmente aberto, sendo possível visitar as seguintes áreas: caminho do relvado até à zona superior do Roseiral, parte do Jardim do México, a Ruína e o percurso até à Escada do Caminho Perfumado. Em caso de condições meteorológicas adversas, a visita ficará limitada ao Palácio e ao percurso até ao mesmo.
• A última entrada será às 23h30.
• Todos os inscritos que estejam no local até à hora da última entrada terão acesso garantido.
• A loja e a Casa de Chá de Monserrate estarão em funcionamento.

Tags:

Talvez goste deste artigo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo