A CARREGAR

Type to search

Depósito de sementes portuguesas em Svalbard, Noruega

As sementes de milho, trigo e feijão enviadas pelo Banco Português de Germoplasma Vegetal, foram depositadas pelo Presidente do INIAV, Doutor Nuno Canada e a Engª Ana Maria Barata.

Portugal esteve entre os 37 países que depositaram, no passado dia 25 de fevereiro 2020, sementes no Svalbard Seed Vault. A Primeira-ministra Norueguesa – Erna Solberg e a Ministra da Agricultura e Alimentação – Olaug Vervik Bollestad, coordenaram a entrega das caixas de sementes.
Esta cerimónia esteve enquadrada no “2020 Svalbard Seed Summit: Genetic diversity for more resilient food systems”, onde foram tratados temas de extrema importância à conservação e valorização sustentável de recursos genéticos no Mundo, com particular ênfase na necessidade de manter a variabilidade genética, para suporte a sistemas alimentares mais resilientes.
Portugal e o INIAV, vão ainda participar num estudo sobre a longevidade da semente, coordenado pelo Svalbard Seed Vault e onde participam também a Tailândia, a Alemanha, a Índia, o Brasil e a Suécia. O objetivo deste estudo é avaliar a longevidade da semente de várias espécies, quando sujeitas a temperaturas de -18° C e o efeito na qualidade da semente. Fonte: INIAV

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo