A CARREGAR

Type to search

Crassula ovata, a planta da sorte

A Crassula ovata é uma bela suculenta muito vulgar nas casas portuguesas e a sua origem está na África do Sul.

É uma planta perene com ramos grossos e suaves, arredondadas, folhas carnudas que crescem em pares opostos ao longo dos ramos. As folhas são de um verde jade rico; algumas variedades podem desenvolver uma coloração vermelho nas bordas das folhas quando expostas a altos níveis de luz solar. Crescimento do caule novo é da mesma cor e textura como a das folhas, mas torna-se acastanhado e lenhosa com a idade. Sob as condições corretas, eles podem produzir pequenas flores brancas ou rosa como estrelas no início da primavera.

Fotografia: Vasco de Melo Gonçalves

Cuidados a ter
Como suculenta, C. ovata requer rega normal quando o solo está seco no verão, e pouca rega no inverno. Muita água fará com que ela perca as folhas (é fácil identificar rega excessiva pela aparência característica das folhas caídas) e, eventualmente, a haste irá apodrecer. Embora possa sobreviver a rega excessiva, o melhor é manter um ciclo de 10 a 20 dias, no verão, e menos ainda (até um mês seco) no inverno. Deixando o solo seco entre as regas é essencial para uma planta saudável.
Ela vai crescer em pleno sol e à sombra da luz. No entanto, ela não tolera calor ou exposição excessiva ao sol direto muito tempo, provocando danos que vão desde folhas queimadas à perda de folhas e caules apodrecendo. A maioria das espécies comuns irá tolerar um grau limitado de geada, mas a exposição excessiva ao frio irá matá-las.

Na Crassula ovata a poda deve ser feita na primavera, antes da estação de crescimento. A poda pode ser feito durante um período de algumas semanas, e envolve cortar caules de volta a um ramo lateral. O objetivo da poda é duplo: por ser uma suculenta “pesada”, é importante que o seu tronco seja capaz de suportar o peso das suas folhas, e a poda estimula o tronco a crescer em tamanho; a poda também incentiva o crescimento da raiz. Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Crassula_ovata

Ficha da planta
Nome científico: Crassula ovata
Nome comum: Planta-jade, Árvore da Amizade, Árvore do Dinheiro, Planta da sorte
Classe: Magnoliopsida
Família: Crassulaceae
Género: Crassula
Espécie: Crassula ovata
Origem: Espécie originária de África, concretamente do sul do continente.

Produto recomendado

Siro Cato
EAN: 5607226200129
Marca: Siro
Linha de Produto: Hobby
Tipo de Produto: Específico
Embalagem: Sacos de 5 L, 20 L e Big Bag 1m³

Siro Cato é um substrato especial para plantação e transplante de Catos e Suculentas. A sua fórmula rica em minerais, com textura fina, oferece às plantas sensíveis à humidade, condições saudáveis de desenvolvimento. Proporciona uma drenagem e arejamento adequados a este tipo de plantas com características tão especificas, realçando a sua beleza.
Adequado para jardins tipo Rock Garden e Xerojardinagem. É enriquecido com adubo de libertação controlada e lenta até 9 meses, com uma formulação especifica para esta espécie de plantas.

Composição: Siro Agro 1 (Húmus de casca de pinho – certificado pela RAL), Turfa loira de Sphagnum, Areia de quartzo e Adubo mineral de libertação controlada e lenta até 9 meses.

Características Físico-Químicas
pH em CaCl2: 5.0-6.0
Condutividade: 40-80 µS/cm
Granulometria 0-15mm
Matéria Orgânica > 50%

Fertilização mineral:
NPK 17-9-11 Longevidade 9 meses – 1.5 kg/m3

Mais informações em www.siro.pt

Tags:

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo