A CARREGAR

Type to search

As minhas Árvores: Ceiba speciosa

A Ceiba speciosa é uma das árvores que mais me intriga pois, consegue conciliar a beleza das suas formas e flores com troncos de aspeto agressivo devido aos seus picos.

Originária da América do Sul parece dar-se bem no nosso país e começa a ser vulgar encontrá-la em espaços verdes públicos.
Para quem gosta de fotografar, a Ceiba speciosa em floração é uma árvore extraordinária devido à sua forma imponente e escultórica, às flores simples e coloridas e à textura do seu tronco.
Estas minhas imagens foram captadas com um smartphone no belo Jardim do Cerco em Mafra.

Características
É uma árvore de até 30 metros de altura, tronco cinzento-esverdeado com estrias fotossintéticas e fortes acúleos rombudos, muito afiados nos ramos mais jovens.
O tronco das paineiras tem boa capacidade de sintetizar clorofila (fazer fotossíntese) e tem coloração esverdeada até quando tem um bom porte; isto auxilia o crescimento mesmo quando a árvore está despida de folhas; é comum, também, paineiras apresentarem uma espécie de alargamento na base do caule, daí o apelido “barriguda”.
As folhas são compostas palmadas e caem na época da floração. As flores são grandes, com cinco pétalas rosadas com pintas vermelhas e bordas brancas. Há uma variedade menos comum, com flores brancas.
Seus órgãos reprodutivos encontram-se unidos em um longo androginóforo.
Os frutos são cápsulas verdes, que, quando maduras, rebentam (deiscentes), expondo as sementes envoltas em fibras finas e brancas que auxiliam na flutuação e que são chamadas paina.
A partir dos vinte anos de idade, aproximadamente, os espinhos costumam começar a cair na parte baixa do caule e, gradualmente, também caem nas partes mais altas da árvore, com o engrossamento da casca. Diz-se, no Brasil, que isto permite à árvore receber ninhos de pássaros, o que seria impossível de acontecer quando esta tinha espinhos longos e pontiagudos; assim, flores e frutos já não estão presentes, mas a árvore continua a dar sua contribuição à natureza hospedando os passarinhos. Esta não é uma regra para todas as paineiras; algumas paineiras com mais de vinte metros, por exemplo, continuam com espinhos muito grandes na parte baixa, provavelmente como defesa de insetos.
Fonte: UTAD, PBTA e Wikipedia.

Ficha da árvore
Espécie: Ceiba speciosa
Descritor: (A.St.-Hil.) Ravenna
Género: Ceiba
Família: Malvaceae
Ordem: Malvales
Sub-classe: Malvidae
Classe: Magnoliopsida
Sub-divisão: Magnoliophytina (Angiospermae)
Divisão: Spermatophyta
Tipo Fisionómico: Megafanerófito
Distribuição Geral: Oriunda da América do S; cultivada como ornamental nos dois hemisférios
Nome(s) comum: Paineira
Habitat/Ecologia: Bosques neotropicais húmidos. Ornamental
Sinonimias: Bombax aculeatum Vell. Chorisia speciosa A.St.-Hil.
Época de floração: Setembro/Novembro

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo