A CARREGAR

Type to search

Limonium (Estatice-dos-jardins): Flores duradouras de mil cores

Estas são as flores para todo o ano. Hastes robustas suportam flores perfeitas tanto na sua jarra da sala, como nas bordaduras do seu jardim ou no meio da horta. E ainda secas mantêm a vivacidade.

A Estatice-dos-jardins é um planta polivalente. Por um lado as suas flores que formam manchas de cor no jardim, podem ser cortadas e mantidas em jarra durante muito tempo ou secas para criações de composições decorativas, e nunca perdem a vivacidade.
Para secar a plante corte as hastes junto à base, até 3 ou 4 e pendure-as de cabeça para baixo num local escuro e arejado.

Cor e Variedade
Encontramos tonalidades de amarelo, rosas, alfazema, azul, laranja e branco. As estivais dadas pela variedade “Sunset” com as flores cor de alperce , laranja, pêssego e vermelho pastel ou a “Pink Poker” com o rosa vivo e longas espigas e cuja floração começa na Primavera.

Onde plantar
Adequada para zonas ensolaradas e para jardins junto ao mar dado que tolera bem a salinidade.
Pode ser plantada em canteiros com outras plantas anuais ou perenes.
As flores para secar são muito belas e interessantes. Combinam muito bem com alfazemas e saudades -roxas.
Pode também destinar uma parte do seu canteiro para cultivar plantas para corte. Se for no meio da horta as flores de cores vivas e o porte ereto darão uma composição interessantes com as folhas das hortaliças e outros legumes.
As variedades anãs deverão ser colocadas na parte da frente da bordadura. Entre estas temos a variedade “Petit Bouquet” que devem ser mantidas em vaso.

Parceiros ideias
Por exemplo a variedade “Fortress” possui flores douradas, azuis e cor de rosa perfeitas para estar junto da artemísia-bastarda
A variedade “Violette” produz flores de cor púrpura escura podendo servir como complemento para rosas arbustivas ou para cosmos e o cenário ainda pode ser animado com o amarelo da “Supenova”.

Estação a a Estação
Final do Inverno
Ordenar as sementes. Para obter uma melhor seleção de flores ordene as múltiplas variedades de sementes com tempo suficiente antes de iniciar o período para semear.

Primavera
Se for adquirir plântulas verifique que tem aspeto saudável e sem raízes de fora dos buracos de drenagem. Rejeite as mais altas porque podem ter um sistema radicular demasiado grande.
Note que se semear diretamente na terra, afloração é mais tardia e terá flores para corte até final do Verão.

Verão
Recolha das flores, corte em qualquer altura as destinadas a composições florais frescas. Corte junto à base para favorecer novas florações.
Se pretender secá-las deverá recolhê-las assim que se abrirem.
Termine a colheita antes de começar o frio.

Doenças possíveis. Os afídeos são insetos que se alimentam da seiva, debilitam a planta e fazem com que as folhas fiquem engelhadas. Convém ter uma solução para borrifam as porções infestadas.

Época – Planta anual ou perene. Flores do Verão ao Outono
Características – Fácil de secar. Resistente à seca tem algumas variedades sempre verdes.
Condições ideais – Dá-se bem em todas as zonas de Portugal requer sol direto solo arenoso e bem drenado.
Pode atingir entre 30 e 75 cm de altura e largura entre 22 e 30 cm

Limonium sinuatum ‘Rose Carmine’

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo