A CARREGAR

Type to search

Cor para os meses de Verão – As três graças que embelezam o Algarve e não só

O Algarve está associado a casas com buganvílias, sebes de lantana laranja e loendros rosa e brancos que também revestem as bordaduras das estradas e os canteiros nas autoestradas.
Fazer um jardim aqui dá a oportunidade de abrir a caixa de pintura e embelezar as casas e jardins com essas plantas resistentes e coloridas, e elas também têm histórias interessantes e são fáceis de encontrar nos centros de jardinagem locais.
Experimente as formas de floração vermelha que ficam tão bem contra as clássicas paredes brancas e os arbustos nativos perenes, como o lentisco (Pistacia lentiscus) conhecido por aroeira.
A escolha é sua. Laranjas quentes, amarelos dourados e flores duplas cremosas – essas três famílias de plantas oferecem uma enorme paleta para você escolher as suas próprias cores de Verão.

Aroeira

A Buganvília foi descoberta pela primeira vez por um botânico francês, Philibert Commerson, no final da década de 1760, enquanto caçava plantas na costa do Brasil, e recebeu o nome do líder da expedição, Louis Antoine de Bougainville. Foi descrita pela primeira vez botanicamente em 1849 e trazida para a Europa no final da década de 1850 como a primeira planta cultivada na Europa registada como floração.
Buganvílias dispõem duma profusão de cores durante nove ou 10 meses do ano. Uma planta mediterrânica clássica, adornando o jardim e as paredes da casa com efeitos de cores incríveis. As cores disponíveis são o vermelho, o laranja, o rosa e o branco. A exibição de cores vibrantes vem das brácteas em forma de folha que circundam as flores brancas muito pequenas. Algumas das variedades mais antigas vêm de espécie brasileira a B. glabra, que também é a mais resistente.
Trepadeira por excelência usa os espinhos robustos nas axilas das folhas, prendendo-se a árvores ou estruturas hospedeiras. Podem atingem nove ou 10 metros de altura, pelo que devem ser plantados onde eles possam ter espaço de sobra.
As buganvílias só florescem bem quando crescem, por isso a poda é essencial em algum momento.
No Algarve, a poda mais forte pode ser realizada no final de janeiro ou durante o mês de Fevereiro, não esquecer que qualquer modelagem ou poda difícil deve ser feita antes do início do crescimento no início da Primavera. Não toleram raízes húmidas no Inverno e, embora prefiram solos argilosos e bem drenados, são muito tolerantes e adaptam-se a muitos tipos de solo. Um pouco de água durante o Verão ajuda, mas as plantas estabelecidas não precisam de rega regular. As buganvílias são tolerantes ao sal, mas precisam de sol pleno para melhores exibições. A irrigação durante as primeiras temporadas de Verão auxilia no estabelecimento, mas toleram curtos períodos de seca. A propagação das espécies de cores favoritas funciona melhor com estacas colhidas no Verão.

Lantana é um membro da família de plantas verbena; a forma mais comum é Lantana camara, nativa da América Central. Foi descrita por William Robinson em 1867 quando visitou Paris e viu as novas plantações subtropicais que estavam na moda. Gostava do seu aspeto arbustivo que era usado como pano de fundo para novas cores de flores em arranjos de canteiros exóticos.
É um arbusto perene e robusto que pode crescer até dois metros de altura com igual distribuição em largura. Os caules e as folhas são cobertos por pelos ásperos e têm uma superfície texturizada. Emitem um aroma desagradável quando esmagados (podem cheirar a xixi de gato!). As pequenas flores são agrupadas, dando um aspeto de joias à medida que a cor se distribui pela folhagem.
Nos trópicos, a Lantana floresce continuamente e naturaliza-se nos Açores. No Algarve, a principal época de floração é de Maio a Setembro. A cor das flores varia de branco a amarelo, laranja a vermelho, os rosas em combinações ilimitadas. É recomendada para uso como uma planta de cobertura resistente à seca que pode fornecer abrigo para outras plantações.
Existem mais de 100 variedades de Lantana. Escolha a variedade lantana estéril e híbridos que são normalmente colocados à venda porque se comportam melhor, evite qualquer lantana naturalizada selvagem no seu jardim, pois esta é provavelmente a espécie fértil com sementes que pode rapidamente se tornar um incomodo se for deixada à vontade, como aconteceu na vizinha Andaluzia.
Os animais de estimação podem ficar doentes após a ingestão de Lantana. Os frutos verdes são conhecidos por serem muito tóxicos e a folhagem é tóxica para o gado. A Lantana esta considerada como uma espécie exótica invasora de Categoria I no sul dos Estados Unidos, e é um grande problema no Havaí. A melhor forma de propagação é por meio de cortes das espécies de cores favoritas. Temos usado as variedades de floração de cor única branca e amarelo dourado com bons resultados entre plantações resistentes à seca, de folha cinza e prata.
Uma pequena lantana, Lantana montevidensis é um arbusto com flor lilás / púrpura que é particularmente bom para paredes e cobertura do solo. Recomendada para plantações resistentes à seca e tolera temperaturas de Inverno ligeiramente mais baixas do que o L. camara e os seus híbridos.

Oleandro tem o nome botânico Nerium oleander, a principal contribuição para os nossos jardins vem dos muitos híbridos selecionados, dando-nos uma grande variedade de formas e de cores úteis para escolher (mais de 150 variedades nomeadas na coleção nacional francesa). Acredita-se que se tenha desenvolvido no Reino Unido por aproximadamente 350 anos, mas é nativo da bacia do Mediterrâneo.
É retratado em frescos de parede de jardins na Pompeia romana junto com o medronheiro, Arbutus unedo, e provavelmente foi utilizada nos jardins de Conímbriga (Coimbra romana) no Norte de Portugal.
É referenciado como um componente importante dos jardins islâmicos já no século 11 e também nos jardins da dinastia Mughal da Índia no século 16, pode muito bem ter feito parte das plantações originais no famoso jardim do Palácio Taj Mahal, perto de Delhi.
Foi-se espalhando gradualmente por toda a Europa e acredita-se que tenha sido introduzido na América do Norte já em 1786. É um arbusto com uma longa e distinta história de utilização em jardins reais – recebendo a mesma proteção de Inverno oferecida aos exóticos da moda recém-introduzidos, como laranjas e limões nos jardins da família Médici da Itália renascentista.
Tolera sol forte, mas alguma sombra é aceitável. É muito versátil, sobrevivendo tanto em solos secos como húmidos. O crescimento mais rápido ocorre quando um pouco de água é dada e onde é naturalizada; vive em riachos e áreas ribeirinhas. Sobrevive a algumas geadas, mas a folhagem fica danificada com algumas variedades a serem mais resistentes do que outras. As estacas enraízam-se melhor no Verão. A semente é lançada ocasionalmente, mas não é possível garantir as formas de cor das plantas cultivadas desta forma.
Particularmente útil para criar separações e sebes informais, é um arbusto colorido de crescimento relativamente rápido para jardins recentes. Ao remover os rebentos e deixar apenas alguns caules, o Oleandro pode derivar para pequenas árvores. Sem dúvida um arbusto resistente e durável, barato e fácil de cultivar na maioria das situações.
Quando os cachos de flores terminais proliferam o arbusto destaca-se na paisagem de forma muito bela. As cores variam do branco ao rosa, vermelho profundo, amarelo, creme e formas duplas perfumadas. O Oleandro todo ele é tóxico. O contacto com a pele pode causar uma reação.
Usamos também para ajudar a preencher e estabelecer áreas com arbustos verdes, pois parece ser uma das poucas plantas que os nossos coelhos selvagens não comem!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo