A CARREGAR

Type to search

Do robô corta-relva a jardineiro privado inteligente — A Husqvarna vislumbra o futuro

Um jardineiro privado inteligente — este é o futuro do cuidado do relvado, segundo a Husqvarna

O futuro robô é uma máquina superinteligente, orientada por IA, que protege a saúde do seu jardim e maximiza a biodiversidade, adaptando-se perfeitamente às suas necessidades pessoais

Há mais de 25 anos, a Husqvarna lançou o primeiro corta-relva robótico do mundo e mudou o corte de relva para sempre. Desde então, a Husqvarna tem liderado a inovação na categoria — e hoje os cortadores de relva robóticos estão mais inteligentes do que nunca. Graças a tecnologias emergentes como a Inteligência Artificial (IA) e computação em nuvem, espera-se que esse desenvolvimento acelere nos próximos dez anos. Quando o diretor de inovação da Husqvarna, Patrik Jägenstedt, analisa o futuro do cuidado do relvado, ele vê um cenário em que o robô corta-relva pode desempenhar um papel muito mais significativo para os proprietários de jardins.

No futuro, veremos que o corta-relva robótico cuida do jardim como um todo, não apenas do relvado. Ao capitalizar a IA, por exemplo, poderemos desenvolver sensores, câmaras e novas tecnologias de última geração que permitirão ao corta-relva processar grandes quantidades de dados. Este cortador será capaz de operar de forma ainda mais independente e fornecer conselhos sofisticados sobre qualquer coisa, desde espécies de arbustos que exigem atenção extra a como cortar para apoiar o ecossistema”, diz Patrik Jägenstedt.

Conselhos sobre biodiversidade
A Husqvarna também vê que a nova tecnologia pode permitir que o robô corta-relva aumente a biodiversidade local em jardins urbanos. Através de recursos aprimorados de análise de dados de fontes externas ao seu jardim — o cortador de relva do seu vizinho, por exemplo — bem como utilizando sensores que medem os principais componentes ambientais do jardim, o robô corta-relva pode otimizar o corte e fornecer recomendações sobre a melhor forma de apoiar a biodiversidade.

A Husqvarna já oferece formas de apoiar a biodiversidade hoje — por meio de zonas digitais de exclusão — mas no futuro, o seu jardineiro inteligente poderá fazer essas escolhas automaticamente e apoiar a biodiversidade por si. Por exemplo, talvez o vizinho tenha plantas que polinizam num determinado momento, e o seu jardim pode suportar abelhas e outras formas de vida que espalham a polinização, preservando um canteiro de flores que poliniza num estágio posterior. Então, o seu robô corta-relva pode agir com base nessas informações e adaptar automaticamente o seu corte”, diz Patrik Jägenstedt, diretor de inovação da Husqvarna.

Adapta-se perfeitamente
O futuro robô maximizará o potencial do seu jardim, mas também se adaptará perfeitamente às suas necessidades. Por meio do acréscimo de recursos, como um sistema de visão aprimorado e IA, o robô irá reconhecer cenas recorrentes, determinará as ações a decorrer e adaptará o seu comportamento como resposta.

Por exemplo, o robô corta-relva será capaz de detetar uma situação quando estiver a usar o seu jardim para relaxar, treinar ou brincar e, nesse caso, ficará longe, não perturbando as suas atividades de lazer. A tecnologia também irá permitir que o robô corta-relva se adapte às preferências pessoais do seu proprietário e até que se comporte como um animal de estimação ou o auxilie no trabalho do seu jardim”, diz Patrik Jägenstedt, Diretor de Inovação da Husqvarna.

O jardineiro privado inteligente – inovação a apoiar a visão de futuro
1. O seu supervisor de jardim inteligente
O futuro robô corta-relva usará computação em nuvem e IA para simplificar a maneira como interage com o seu jardim — gerindo o seu jardim com o mínimo de interferência humana. Ao interagir com outros aparelhos e sensores inteligentes na sua casa, por exemplo, sistemas de irrigação, o corta-relva pode otimizar o bem-estar do seu relvado — tal como um jardineiro. Por exemplo, pode adaptar rapidamente o seu comportamento a pontos de dados em tempo real — como a previsão do tempo para a área. Além disso, ao utilizar dados públicos, os recursos de navegação do robô provavelmente se irão estender a áreas fora do seu jardim. Isso facilita o corte em áreas adjacentes ao seu jardim e até ajuda os vizinhos no cuidado do relvado se o seu robô tiver capacidade extra..

2. O seu guardião da biodiversidade
Ao apoiar uma abordagem de cuidado do relvado que vê todo o jardim como um ecossistema, o seu jardineiro privado inteligente incentiva a sustentabilidade e também contribui para além do próprio jardim. Mediante a melhoria de recursos da recolha de dados de fontes dentro e fora do seu jardim, o futuro robô corta-relva pode, por exemplo, recolher informações de outros robôs na vizinhança e fornecer informações sobre a composição geral da flora e da fauna na área. Isto, combinado com dados sobre onde e como as formas de vida no jardim criam o seu ‘habitat’, torna o robô corta-relva equipado para otimizar o cuidado do relvado para melhor apoiar o ecossistema. Por exemplo, o corta-relva pode identificar e preservar os habitats naturais dos animais dos quais as hortas urbanas dependem para sobreviver.

3. O seu Companheiro Sociável de Jardim
Através de um sistema de visão aprimorado, combinado com computação em nuvem e IA, o robô corta-relva poderá determinar a atuação dos utilizadores do jardim e adaptar o seu próprio comportamento como resposta. Por exemplo, ele pode adaptar o seu nível de interação social de acordo com as preferências do proprietário, mantendo-se afastado quando necessário e brincando ou até mesmo agindo como animal de estimação, se preferir. Usando a sua voz em vez da ‘app’ para interagir, o corta-relva robótico pode, por exemplo, aconselhar sobre que nutrientes adicionar quando estiver a plantar um novo canteiro de flores durante a primavera usando o seu conhecimento da sua terra e solo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo