A CARREGAR

Type to search

Presidente da Câmara da Póvoa do Varzim inaugura novo percurso interpretativo do Parque da Cidade

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim inaugurou, no passado dia 23 de maio, o Percurso Interpretativo do Parque da Cidade, fruto do Estudo da Biodiversidade realizado pela autarquia em colaboração do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).
O objetivo era o de dotar o nosso Parque da Cidade de placas interpretativas que, de forma simples e pedagógica, ajudasse os visitantes a identificar a fauna e flora locais em locais estratégicos.

Aires Pereira explicou que este é “um espaço de todos, um local de fruição que deve ser usado com responsabilidade”, devendo todos aqueles que o visitam deixá-lo tal qual o encontraram, “limpo e preservado”. Dando seguimento à sua aposta na sustentabilidade, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim não esqueceu o respeito pela natureza envolvente e as preocupações ao nível da economia circular, pelo que todas as novas placas interpretativas são feitas de material reciclado.
Durante a visita aos painéis interpretativos, o biólogo Francisco Álvares explicou que há um total de 343 espécies de invertebrados, 4 espécies de répteis, 3 espécies de anfíbios, 145 espécies de aves, 6 espécies de morcegos, 4 espécies de mamíferos de médio porte e 6 espécies de pequenos mamífero, nomeadamente, o rato-do-campo-lusitano. Esta é uma espécie que, no mundo inteiro, apenas existe em Portugal e Espanha, encontrando-se no Parque da Cidade, junto ao lago.
Participaram deste percurso alunos poveiros que, juntamente com os professores e a equipa do CIBIO, aprenderam a identificar as diferentes espécies, ficando com o desafio de regressarem em família, num outro dia bem cedo de manhã, para observar, em silêncio e à distância, os animais mais difíceis de observar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Ir para o topo